O primeiro episódio da 2ª temporada de The Last of Us foi ao ar no domingo, 13. Novos personagens passam a fazer parte do cotidiano de Joel (Pedro Pascal) e Ellie (Bella Ramsey). Alguns deles são velhos conhecidos dos fãs do game, que também reconheceram o nome de Eugene, mencionado pela primeira vez na série - mas os criadores da trama já adiantam que ele deve ter um papel importante na nova leva de episódios.
Atenção! Esse texto contém spoilers.

No primeiro episódio, com um salto temporal de cinco anos, Joel e Ellie agora vivem em paz entre humanos na comunidade de Jackson, mas as ações de Joel no final do primeiro ano da trama voltam para assombrá-los e jogar a dupla em um novo ciclo de violência.
Joel tem se consultado com uma terapeuta para saber como lidar com a jovem rebelde Ellie. A profissional é Gail, interpretada por Catherine O’Hara, personagem que não aparece nos jogos e foi criada originalmente para a série.
A sessão fica tensa quando a terapeuta revela odiar Joel por ter matado seu marido Eugene com um tiro, ainda que não tivesse outra escolha. O motivo não é explicado, mas é provável que Eugene tenha sido infectado durante uma patrulha e Joel precisou matá-lo para que ele não virasse um dos “zumbis” da trama.
Leia também
Eugene é mencionado no jogo The Last of Us: Part II, mas já estava morto, em decorrência de um derrame, e aparecia somente em fotos. Membro da patrulha de Jackson e parte dos Vagalumes, Eugene usava uma biblioteca abandonada do lado de fora da comunidade para cultivar cannabis, espaço visitado por Ellie e Dina no game.
Já na série, com a criação de Gail, Eugene ganha uma ligação com outros personagens e terá sua história será expandida. Segundo a Variety, ele deve ganhar um episódio como o de Bill e Frank na primeira temporada, sendo interpretado por Joe Pantoliano (ator de Matrix e Família Soprano).
Os criadores da série, Craig Mazin e Neil Druckmann, disseram ao IGN que a ideia rendeu uma oportunidade de explorar melhor a comunidade e a temática do amor e dos extremos retratada em The Last of Us. “Se você assistiu ao primeiro episódio, eles falam sobre Eugene e por que isso é importante. E você verá ainda mais por que isso é importante no decorrer da temporada”, alertou Druckmann.
A 2ª temporada da série contará com sete episódios, transmitidos semanalmente às 22h na HBO, na TV a cabo, e com estreia simultânea no streaming, na Max.