PUBLICIDADE

Morre a atriz Ilva Niño, a Mina de ‘Roque Santeiro’

Veterana do teatro, novelas e séries, Ilva estava internada para uma cirurgia cardíaca desde maio

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:
A atriz Ilva Niño, morta aos 90 anos no Rio de Janeiro Foto: Renato Velasco/Memória Globo

A atriz Ilva Niño, de novelas como Roque Santeiro, morreu nesta quarta, 12.

PUBLICIDADE

Com mais de seis décadas entre teatro, novelas e séries, Ilva estava internada desde o dia 12 de maio para uma cirurgia cardíaca no Hospital Quali em Ipanema, no Rio de Janeiro. Segundo a família, o corpo deve ser cremado nesta quinta, 13. O local ainda será anunciado.

Nascida no município de Floresta, em Pernambuco, Ilva foi aluna de um curso teatral liderado pelo escritor Ariano Suassuna e atuou na montagem O Auto da Compadecida, no final da década de 1950.

Há uma discordância sobre a idade da atriz, já que o site Memória Globo considera o nascimento da atriz em 1933. Já a página da atriz no Wikipédia, que não é oficial, afirma que Ilza nasceu em 15 de novembro de 1934.

Durante a Ditadura Militar, mudou-se para o Rio de Janeiro e foi contratada pela Rede Globo para atuar em hits das telenovelas, como Gabriela e Pecado Capital, em 1975.

O papel de maior destaque veio nos anos 80, quando interpretou Mina, diarista que prestava serviços à estridente viúva Porcina (Regina Duarte) em Roque Santero (1985). O bordão ‘Minaaa’ entrou no imaginário popular da época.

Mina, vivida por Ilva Niño: empregada da viúva Porcina na novela "Roque Santeiro" Foto: Reprodução

Ao longo da vida, Ilva destacou a importância de ter interpretado diaristas e empregadas domésticas durante a carreira.

Publicidade

“Ela não entra mais em cena apenas para servir a mesa ou mexer panela na cozinha. Ela agora está inclusa na comunidade familiar da casa”, afirmou Ilva ao Memória Globo, arquivo de nomes ilustres da emissora.

Atualmente, a atriz está no ar na reprise de Cheias de Charme, exibida originalmente em 2012. A última atuação de Ilva foi a série Rua do Sobe e Desce, Número Que Desaparece, exibida pelo Canal Brasil, em 2020.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.