39 itens respondem por 90% da alta acumulada pelo IPCA no ano

Alimentos e serviços, como carnes, empregado doméstico e colégios, estão no topo da lista

PUBLICIDADE

Publicidade
Por Jacqueline Farid e da Agência Estado
Atualização:

RIO - Apenas 39 itens respondem por cerca de 90% da alta acumulada pelo IPCA de janeiro a novembro deste ano (+5,25%), segundo observou a coordenadora de índices de preços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eulina Nunes dos Santos. No topo da lista de contribuições figuram alimentos e serviços, como carnes (alta acumulada de 26,79%), empregado doméstico (11,02%), refeição (8,47%), colégios (6,64%), ônibus urbano (7,47%) e plano de saúde (6,24%).

Segundo Eulina, esses itens estão sendo influenciados por problemas climáticos que afetam a safra de alguns alimentos dentro e fora do País, além de pressões de demandas interna e externa.

De acordo com ela, em dezembro, na ausência de pressões já conhecidas de itens administrados, a variação do índice deverá ficar estreitamente ligada aos preços dos produtos alimentícios.