A Alemanha elaborou planos secretos para tentar impedir um referendo britânico sobre a reforma da União Europeia, que poderia inviabilizar o pacote de resgate da zona do euro, revelam documentos vazados obtidos pelo jornal britânico The Daily Telegraph.
A chanceler alemã Angela Merkel planeja dizer ao primeiro-ministro David Cameron que o Reino Unido não precisa de um referendo sobre mudanças na aliança europeia, apesar das exigências do partido conservador local, que quer mais poderes para a Grã-Bretanha no bloco, afirma o jornal.
O memorando que vazou, escrito pelo Ministério do Exterior alemão, também revela planos radicais para a criação de um corpo intrusivo europeu, que seria capaz de assumir as economias com problemas de países da zona do euro.
O texto mostra ainda planos alemães para evitar que outros países do bloco, que são grandes demais para serem socorridos, deem calotes nas suas dívidas. O "Daily Telegraph" diz que os planos da maior economia da Europa para lidar com a crise podem levar ao temor de uma erosão na soberania dos países, com a criação de um "superestado". As informações são da Dow Jones.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.