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Cliente do BB poderá usar WhatsApp para aderir ao open finance

Com ferramenta lançada nesta segunda, clientes poderão realizar processo para consentir o compartilhamento de dados com o BB pelo aplicativo de mensagens

Por Thaís Barcellos
Atualização:

BRASÍLIA - O Banco do Brasil vai permitir a partir desta segunda-feira, 8, a adesão de seus clientes ao open finance por WhatsApp, algo inédito no mundo, que já tem países avançados no “sistema financeiro aberto”, como Reino Unido e Austrália, além da União Europeia. Com a ferramenta lançada hoje, os clientes vão poder fazer toda a jornada para consentir o compartilhamento de dados de outras contas com o BB pelo aplicativo de mensagens.

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Segundo o banco, o cliente poderá digitar termos como “open finance” no WhatsApp e todo o processo vai ocorrer sem interação humana. O compartilhamento de dados do cliente, feita sob consentimento, é um dos pilares de funcionamento do open finance, pois permite que os bancos e demais participantes tenham mais detalhes da “vida financeira” do cliente, possibilitando ofertas de produtos e serviços mais personalizados.

“A oferta do consentimento no WhatsApp é uma forma de oferecer ainda mais conveniência para o cliente em um canal que se usa cada vez mais no dia-a-dia para realizar diversas transações”, destaca o presidente do BB, Fausto Ribeiro.

Segundo Ribeiro, dos clientes que autorizaram o compartilhamento de dados com o banco, 90% já tiveram algum benefício. Destes, 77% receberam ofertas personalizadas a partir dos dados e/ou utilizaram soluções que fazem uso dos dados de open finance, como revisão do limite de crédito ou um upgrade no cartão, e 13% tiveram informações cadastrais atualizadas sem necessidade de apresentar documentos ou comparecer à agência.

Logo do WhatsApp; aplicativo de mensagens poderá ser usado para aderir ao open finance no Banco do Brasil.  Foto: Dado Ruvic/Reuters

Recentemente, o BB divulgou que já gerencia mais de R$ 7 bilhões em saldos consolidados com outros bancos em sua plataforma de planejamento financeiro no aplicativo, no âmbito do open finance. A plataforma já gerou para os clientes recomendações de economia da ordem de R$ 2,5 bilhões.

A função lançada hoje se insere em um conjunto de inovações pensadas pelo BB para o WhatsApp. O banco também foi o primeiro a ter no aplicativo de mensagens a jornada completa de Pix, a oferecer Renegociação de Dívidas sem interação humana e a ter um assistente virtual especializado em empresas. No open finance, o BB também foi o primeiro grande banco habilitado a operar como iniciador de pagamentos.

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