A montadora alemã Volkswagen registrou no primeiro trimestre queda no lucro líquido para 243 milhões de euro (US$ 316 milhões), 74% a menos que no mesmo período de 2008. A venda de suas operações de caminhões no Brasil para a MAN acrescentou 600 milhões de euros ao lucro operacional, mantendo a empresa lucrativa.
Veja também:
No primeiro trimestre deste ano, a receita somou 24 bilhões de euros, 11% menor que a de 27 bilhões de euros de igual período de 2008. As vendas de veículos caíram 16% nessa base de comparação, para 1,35 milhão de carros e caminhões. O lucro operacional diminuiu 76%, de 1,31 bilhão para 312 milhões de euros, enquanto o lucro antes de impostos despencou 96%, passando de 1,37 bilhão para 52 milhões de euros. No entanto, os dados superaram as expectativas de muitos especialistas e da própria companhia, que contemplava números vermelhos.
O grupo, no entanto, não apresentou uma previsão confiável de resultados para este ano, por causa da volatilidade do mercado. "A receita em 2009 será menor que a do ano anterior por causa do declínio do volume de vendas. O aumento dos custos de refinanciamento e a deterioração do mix de países em que atuamos servirão como um peso adicional sobre os lucros", disse a maior montadora da Europa.
As ações do grupo caíam 0,46% em Frankfurt por volta das 9h (de Brasília). Os analistas descreveram as quedas da receita e do lucro da Volks como moderadas, tendo em vista as condições extremamente fracas do mercado.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.