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Brasil Supply investe em novos barcos para a Petrobrás

Com o crescimento do setor de petróleo no País, prestadora de serviços para a estatal terá mais oito barcos em 2012

Por Sergio Torres
Atualização:

Empresa que fornece à Petrobrás embarcações de apoio à exploração de petróleo, a Brasil Supply anunciou a meta de, em 2012, investir R$ 150 milhões na construção de oito barcos destinados ao transporte de cargas e pessoal para as plataformas de produção.Sociedade criada em 2002 entre a BR Distribuidora, a Cotia Trading, o Grupo Gerhardt Santos e a HES (holding da Suzano com o grupo capixaba Cepemar, de engenharia ambiental), a Brasil Supply investe este ano R$ 85 milhões. Ela já lançou dois barcos de apoio em 2011, o último deles em agosto. Em novembro, mais um fica pronto. O lote de 11 barcos é destinado à Petrobrás, que os empregará por oito anos, prorrogáveis pelo mesmo período de tempo. Com base em análises que preveem a expansão crescente do mercado de óleo e gás, a empresa planejar adquirir 60 barcos nos próximos dez anos, todos construídos em estaleiros locais. O Fundo Nacional de Marinha Mercante financia 80% dos barcos. Os sócios investem os restantes 20%. O projeto está orçado em R$ 6 bilhões.Sete das 11 embarcações são do tipo BSCO, feitas de alumínio, com 35 metros de comprimento e destinadas ao transporte de pequenas cargas e de trabalhadores entre o porto e as plataformas, em velocidade alta. São construídas pelo estaleiro Arpoador, em Angra dos Reis (RJ) e no Guarujá (SP). Os BSCOs deverão operar na Região Nordeste, onde a Petrobrás mantém plataformas em águas rasas próximas à costa, o que dispensa o emprego de helicópteros na condução dos petroleiros. Cada uma das embarcações do tipo custa de US$ 6 milhões a US$ 9 milhões.Elas têm capacidade para transportar 30 metros cúbicos de água potável, 30 metros cúbicos de óleo diesel, 60 toneladas de carga geral e 60 passageiros. Emprega 16 tripulantes (oito por grupo).Os outros quatro barcos são de maior porte, do tipo PSVS, que custam de US$ 50 milhões a US$ 60 milhões. Feitos de aço, transportam cargas pesadas. A construção deles já começou, no estaleiro Eisa, na Ilha do Governador, no Rio). A previsão é que fiquem prontos em dois anos.O presidente da Brasil Supply, Fernando César Barbosa, diz que o recente plano de negócios divulgado pela Petrobrás para o período 2011-2015 reforçou a ideia de investir nas embarcações de apoio. "O plano mostra que, em 2010, eram 287 embarcações. Em 2013, serão precisos 423 para atender ao crescimento esperado pela Petrobrás. Nosso modo de atuar é simples: a Petrobrás diz que precisa de "x" barcos do tipo tal. Vamos ao estaleiro, que diz por quanto faz. Disputamos a licitação. Se vencemos, fechamos os contratos."

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