Calendário do Pis/Pasep 2025: confira as datas de pagamento do abono

Só para os nascidos em janeiro serão destinados R$ 2,3 bilhões; consulta para saber quem tem direito ao benefício já está disponível

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Por Redação

Na última quarta-feira, 5, o Ministério do Trabalho e Emprego abriu a consulta para os trabalhadores nascidos em janeiro verificarem se têm direito ao abono salarial . Os pagamentos em 2025 terão início no dia 17 de fevereiro.

Confira abaixo o calendário completo deste ano de 2025.

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Para receber o abono salarial, é necessário que o empregador tenha cadastrado o trabalhador Relação Anual de Informações Sociais (Rais) até 15 de maio de 2024 ou no e-Social até 19 de agosto de 2024. Informações enviadas após essas datas resultarão no pagamento do benefício no próximo exercício. O valor do benefício varia de R$ 127 a R$ 1.518, e dependerá da quantidade de meses trabalhados em 2023. Independentemente do mês de nascimento, os valores estarão disponíveis para saque até o final de dezembro deste ano.

Dados da pasta indicam que serão destinados R$ 2,3 bilhões para o pagamento do benefício a dois milhões de trabalhalhadores nascidos em janeiro. Do total, 1,84 milhão são trabalhadores de empresas privadas que têm direito ao Programa de Integração Social (PIS). Eles receberão por meio da Caixa Econômica Federal. Já os 163.810 servidores públicos com direito ao Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) receberão pelo Banco do Brasil.

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No total, em 2025, serão distribuídos R$ 30,7 bilhões para 24,4 milhões de pessoas que receberam até dois salários mínimos no ano de 2023. No ano passado, o volume de recursos foi 11,1% menor, de R$ 27 bilhões, porém, o número de beneficiados foi 4,7% maior, chegando a 25,6 milhões de trabalhadores.

Beneficiários do Pis recebem pela Caixa Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Como consultar?

As informações relativas ao abono salarial PIS/Pasep podem ser acessadas pelo portal gov.br, pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital, ou pelos canais de atendimento do Ministério do Trabalho, como o Disque 158 ou uma unidade regional de atendimento do MTE. Veja a seguir o passo a passo para acessar remotamente as informações.

Pelo portal gov.br:

  • Acesse o site para a consulta neste link;
  • Realize o login com os dados cadastrados no portal gov.br; caso não tenha conta, é possível fazer o cadastro neste link;
  • Clique em “Abono Salarial” para fazer a consulta.

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Pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital:

  • Baixe o aplicativo Carteira de Trabalho Digital no celular ou tablet; se já tiver o aplicativo, ele precisa estar atualizado;
  • Realize o login com os dados cadastrados no portal gov.br; caso não tenha conta, é possível fazer o cadastro neste link;
  • A tela inicial mostrará uma faixa chamada “Abono Salarial″; clique no botão “Consultar” para realizar a consulta;
  • Caso não veja a faixa, clique no menu, localizado na parte inferior da tela, depois em “Benefícios” e, por fim, em “Abono Salarial”.