Segundo Marcos Braga, presidente da HSM, que em agosto passou a ser controlada pela Geo Eventos, associação entre a Globo Participações e a RBS, o investimento na edição, incluindo as despesas com o cachê dos especialistas, chegou a cerca de R$ 10 milhões. Trata-se de uma quantia significativa para um empresa que faturou R$ 41 milhões em 2009. "Alguns dos palestrantes chegam a cobrar US$ 200 mil", afirma Braga.
O custo elevado explica o preço salgado a ser pago pelos executivos e empresários que se dispuserem a participar da ExpoManagement - entre R$ 2 mil e R$ 24 mil, dependendo do pacote. Ao todo, 1,5 mil profissionais trabalharão na organização do evento, que contará com 200 horas de palestras proferidas nos diversos auditórios, mostras e 70 estandes. "Trata-se de um grande mosaico de tudo que existe em gestão na atualidade", diz Braga. "Vamos discutir também os novos desafios das empresas, tais como lidar com a geração Y e a sustentabilidade."
Ex-tenista da Copa de Davis de 1982, Braga afirma que o próximo passo da HSM será o investimento na educação continuada de executivos. "Mais de metade das empresas brasileiras queixa-se de que não tem na liderança profissionais com as características de gestão necessárias para seu desenvolvimento", diz Braga. "Esse é um vasto mercado a ser explorado."