EXCLUSIVO PARA ASSINANTES

Bastidores do mundo dos negócios

Em gestão de recursos, reguladores se dedicam a ‘greenwashing’ e IA

Conclusão é de pesquisa da KPMG, que analisou informações de quase 30 países

PUBLICIDADE

Publicidade
Foto do author Cristiane Barbieri
No Brasil, a KPMG destaca a introdução de novas regras para modernizar o regime dos administradores de fundos Foto: Marcelo Camargo/Agencia Brasil - 30/07/2020

Os órgãos reguladores globais estão mais concentrados em medidas de combate ao greenwashing (divulgação exagerada de boas práticas ambientais) e em regras para Inteligência Artificial (IA) no setor de gestão de recursos, que inclui fundos de investimento, segundo levantamento da consultoria KPMG, que se debruçou em conteúdos de reguladores em quase 30 países, em mais de 200 publicações regulatórias.

PUBLICIDADE

No campo ambiental, por exemplo, várias nações estão introduzindo selos de sustentabilidade, aumentando o escopo das divulgações e criando regras para garantir peças de marketing não enganosas. Por outro lado, a regulamentação da Inteligência Artificial (IA) entrou no centro das atenções, com os reguladores adotando abordagens em ritmo distinto, de olho em gestores de recursos que buscam aproveitar benefícios das novas tecnologias.

Outras inovações também entraram na linha de frente dos reguladores. Alguns mercados, por exemplo, tentam esclarecer circunstâncias nas quais fundos podem ser tokenizados e se fundos de varejo devem ser capazes de investir em criptoativos. Por trás dessas mudanças está o fato que, à medida que os ativos sob gestão crescem globalmente, e o setor está mais interconectado com a economia real, os reguladores priorizam riscos sistêmicos.

No Brasil

Sobre o Brasil, a publicação destaca que a introdução de novas regras para modernizar o regime dos administradores de fundos, nos termos da Resolução 175 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), foi adiada para permitir que o setor tivesse mais tempo de preparo. A CVM estabeleceu três novos prazos para implementação das regras para classes de ações e cotas, regras que exigem a discriminação das taxas pagas aos prestadores de serviços e regras relativas aos fundos de direitos creditórios.


Esta notícia foi publicada no Broadcast+ no dia 24/01/2025, às 16:41.

Publicidade

O Broadcast+ é uma plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse.

Comentários

Os comentários são exclusivos para cadastrados.