
Produtos que estão a um mês e meio de perder a validade podem não servir para redes de supermercados ou fábricas que estão com estoques encalhados, mas são de interesse das lojas que conseguem vendê-los rápido a preços mais baixos. Jogar fora essas mercadorias deixou de ser necessário com o surgimento de plataformas que, com o uso de inteligência artificial, conectam as duas pontas.
Esta é a estratégia da Gooxxy, focada em “recolocação estratégica” e que no ano passado recolocou no mercado 10,2 mil toneladas de produtos que seriam descartados. O volume representa quase o dobro do total recolocado em 2023: 5,3 mil toneladas. As empresas que vendem esses produtos evitam o desperdício. Já quem os compra, coloca em suas prateleiras produtos adquiridos a preço mais baixo. Durante o ano passado, o desperdício de 7,8 mil toneladas só de alimentos foi evitado pela Gooxxy. O número equivale a 11,2 milhões de refeições salvas.
Ainda que possam ser comercializados, alimentos, bebidas e bens de consumo entram na fila do descarte por motivos como prazo de validade próximo, excesso de produção, edições especiais que ficam datadas ou avarias. O objetivo da Gooxxy é encontrar um novo destino a esses produtos antes que eles sejam mandados para o lixo. Para tanto, sua tecnologia de algoritmos e inteligência artificial faz o mapeamento dos estoques, de modo a apontar, por exemplo, itens perto do vencimento, assim como consegue identificar o cliente com perfil e demanda compatíveis.
Redução de emissões e preservação de água
Segundo o balanço anual da companhia, as operações de recolocação de mercadorias evitaram a emissão de 11,9 mil toneladas de dióxido de carbono e preservaram 11 milhões de metros cúbicos de água no ano passado.
Esta notícia foi publicada no Broadcast+ no dia 23/01/2025, às 16:56.
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