EXCLUSIVO PARA ASSINANTES

Bastidores do mundo dos negócios

Huawei vai lançar no Brasil inteligência artificial que ‘lê’ em português

A ferramenta Pangu será voltada para clientes empresariais

PUBLICIDADE

Foto do author Circe Bonatelli
Sistema da Huawei promete resolver problemas reais de diferentes setores produtivos Foto: Ng Han Guan/AP - 06/03/2025

Barcelona - A multinacional chinesa Huawei vai lançar no Brasil o seu próprio sistema de inteligência artificial (IA) generativa numa versão em português. Chamado de Pangu, a ferramenta será voltada a clientes empresariais, diferentemente dos aplicativos ChatGPT ou Deepseek, por exemplo, que estão acessíveis à população em geral.

PUBLICIDADE

O serviço comercial da Huawei promete resolver problemas reais de diferentes setores produtivos, como as áreas de mineração, transportes, logística, agricultura, bioquímica, entre outras. De maneira resumida, o que o Pangu faz é ler uma base gigante de dados e, a partir daí, processar as informações para resolver tarefas que o ser humano e os computadores disponíveis hoje levariam muito tempo.

No seu caso de uso mais famoso, o Pangu foi capaz de encurtar o cálculo para previsão do caminho de um tufão na China de 5 horas para 10 segundos. Para isso, a ferramenta contou com uma base de dados de quase 40 anos de previsões climáticas em sua memória.

Empresa está interessada no País

O Pangu foi lançado pela China em 2023 em mandarim e em inglês. Para o lançamento no Brasil, o Pangu foi atualizado para “ler” em português. Até então, a ferramenta estava disponível, mas era pouco usada pela necessidade de tradução de montanhas de dados. O lançamento da IA em português - antes mesmo de idiomas mais falados no mundo, como o espanhol - é um sinal do interesse da Huawei na economia brasileira, segundo disse Yang Hua, presidente da Huawei Cloud Brasil, durante o Mobile World Congress (MWC), realizado esta semana, em Barcelona.

O pano de fundo para o lançamento é a corrida da indústria de tecnologia para ocupar o mercado de IA empresarial com promessas de ganho de produtividade e corte de custos. Nessa corrida, estão todas as gigantes globais, como Microsoft, Alphabet, Amazon e Meta. O mercado global de IA deverá crescer cerca de 50% ao ano, em média, e chegar a quase US$ 1 trilhão até 2027, segundo estimativa da consultoria Bain & Company.

Publicidade

*O jornalista viajou a convite da Huawei

Esta notícia foi publicada no Broadcast+ no dia 07/03/2025, às 14:55.

O Broadcast+ é uma plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse.

Comentários

Os comentários são exclusivos para cadastrados.