:quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/37U7MCSSDNNCHHXHFVWLIPP7N4.jpg 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/s9S9UjmnzuD_7eCuKwiF3SpWSgc=/768x0/filters:format(jpg):quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/37U7MCSSDNNCHHXHFVWLIPP7N4.jpg 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/ErVVI5dWlZENRfpOkAodDk1Uz1E=/936x0/filters:format(jpg):quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/37U7MCSSDNNCHHXHFVWLIPP7N4.jpg 1322w)
Mais exigentes e atentos às mudanças sociais e econômicas, investidores tendem a aumentar a pressão para mudanças na composição dos Conselhos Administrativos das empresas brasileiras, em direção a maior diversidade, avanço na presença de mulheres e na profissionalização dos diretores. A conclusão é do relatório "Tendências Globais e Regionais em Governança Corporativa 2022", da Russell Reynolds Associates, elaborado a partir de conversas com diversos executivos e especialistas em governança pelo mundo.
O relatório revela que as organizações terão que lidar com investidores mais atentos às questões climáticas e vão cobrar políticas reais, como um papel mais ativo na descarbonização, e que as empresas não fiquem apenas no 'greenwashing', ações que acabam camuflando ou mesmo mentindo sobre os reais impactos das atividades de uma empresa no meio ambiente.
Apesar das várias empresas que abriram o capital no Brasil nos últimos anos, o relatório aponta que muitas das companhias que chegaram à B3 carecem de estruturas fortes de governança. Os órgãos reguladores geralmente adotam uma abordagem de não intervenção, mas os requisitos do Novo Mercado B3 levarão a um aumento das práticas de governança, conclui o documento.
Esta nota foi publicada no Broadcast no dia 15/03/22, às 17h33.
O Broadcast+ é uma plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.
Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse.
Contato: colunabroadcast@estadao.com
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.
Notícias em alta | Economia
Veja mais em economia