Como solicitar valores do INSS não recebidos por beneficiário falecido?

Valor deve ser pago aos dependentes, se houver, ou aos herdeiros do segurado do INSS que faleceu

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação

O resíduo, valor devido pelo INSS e não pago ao beneficiário até a sua morte, deve ser pago aos dependentes, que receberão pensão por morte, ou aos herdeiros da pessoa falecida, mediante a apresentação de autorização judicial ou escritura pública.

Veja a seguir como funciona e como solicitar o valor em cada caso, segundo o INSS.

Pensão por morte

A pensão por morte é devida aos dependentes daquele que é segurado do INSS, está em qualidade de segurado e recebendo o benefício, ou possui direito adquirido ao benefício.

Valor devido pelo INSS e não pago ao beneficiário até a sua morte deve ser pago aos dependentes ou aos herdeiros.  Foto: INSS/Divulgação

São considerados como dependentes do segurado, conforme a ordem de prioridade das classes:

Publicidade

  • 1ª classe - o cônjuge, a companheira ou o companheiro e o filho não emancipado, de qualquer condição, menor de vinte e um anos de idade, ou filho inválido ou que tenha deficiência intelectual, mental ou grave;
  • 2ª classe - os pais;
  • 3ª classe - o irmão não emancipado, de qualquer condição, menor de vinte e um anos de idade, ou irmão inválido ou que tenha deficiência intelectual, mental ou grave.

Nesse caso, o pagamento do resíduo deverá ser solicitado por meio do site oficial do INSS ou por meio do aplicativo Meu INSS, no serviço “Solicitar valor não recebido até a data do óbito do beneficiário”. Além do site e do aplicativo, os requerimentos podem ser realizados pelo telefone 135, de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).

Os dependentes de uma mesma classe concorrem entre si em igualdade de condições. A comprovação da dependência, respeitada a sequência das classes, exclui o direito dos dependentes das classes seguintes. A dependência econômica dos dependentes da 1ª classe é presumida e a dos demais deve ser comprovada.

A duração do benefício será de 4 meses contados a partir do óbito se o falecimento tiver ocorrido sem ter havido, ao menos, 18 contribuições mensais à Previdência, ou se o casamento ou a união estável tiver duração inferior a dois anos antes do falecimento do segurado.

Publicidade

A duração é variável em outros casos. Veja a duração máxima do benefício ou cota de acordo com a idade do dependente na data do óbito:

  • Menos de 22 anos: 3 anos
  • Entre 22 e 27 anos: 6 anos
  • Entre 28 e 30 anos: 10 anos
  • Entre 31 e 41 anos: 15 anos
  • Entre 42 e 44 anos: 20 anos
  • A partir de 45 anos: Vitalício

Herdeiros

Quando não houver dependentes com direito à pensão por morte, o pagamento do resíduo é distribuído aos herdeiros. É necessário também acessar o serviço online “Solicitar valor não recebido até a data do óbito do beneficiário”. Cada herdeiro deve requerer individualmente o serviço.

No caso de mais de um herdeiro, o pagamento será efetuado de forma proporcional ou de acordo com o documento de partilha.

Publicidade

PUBLICIDADE

Os herdeiros devem ainda apresentar os seguintes documentos:

  • Certidão de óbito do beneficiário;
  • Documento de identificação (RG, CNH, Carteira de Trabalho, passaporte) e CPF do requerente;
  • Alvará judicial ou partilha por escritura pública.
Comentários

Os comentários são exclusivos para cadastrados.