O telefone de reclamações da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) está completou um ano de funcionamento no final do mês passado. O Disque ANS recebeu nestes primeiro doze meses mais de 49 mil atendimentos. A maior parte das ligações - 43.185, ou seja, 87,74% do total - foram de pedidos de informação e esclarecimento de dúvidas, segundo a Agência. As denúncias contra operadoras de planos de saúde somaram 6.036, ou seja, 12,26%. O Disque ANS (0800-7019695) funciona gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, é um serviço gratuito que orienta, tira dúvidas e recebe denúncias dos consumidores de planos de saúde. De acordo com a diretora de fiscalização da ANS, Maria Stella Gregori, o serviço é importante porque as denúncias individuais acabam gerando ações de fiscalização de caráter abrangente. "A Agência atua para resolver coletivamente a questão, investigando as denúncias e tomando medidas sancionadoras de caráter mais geral e que certamente acabam por repercutir positivamente na relação do consumidor com a operadora..", declara Segundo Maria Stella Gregori, a participação dos consumidores é fundamental. "Precisamos que o consumidor continue a ser parceiro na fiscalização das operadoras de planos de saúde. Todas as denúncias recebidas são apuradas e, caso comprovada infração à legislação, as operadoras são punidas com multas". ANS aplicou R$ 18 milhões em multas No primeiro semestre de 2002, a ANS já aplicou 771 multas contra operadoras, em valores que superam os R$ 18 milhões. O setor hoje reúne 1745 operadoras ativas e pouco mais de 33 milhões de consumidores, segundo a Agência. Entre as denúncias recebidas pelo Disque ANS, a maior parte refere-se aos aumentos de mensalidades, cobertura e problemas com contratos e rede de atendimento. Confira no quadro abaixo o ranking de atendimentos. Ranking de Assuntos Total de atendimentos Total de ligações em % Aumento de mensalidade 10.539 21,41 Operadoras e planos de saúde 8.678 17,63 Cobertura assistencial 8.266 16,79 Contrato e regulamento 5.737 11,66 Rede prestadora 2.987 6,07 Doença ou lesão preexistente 2.900 5,89 Carência 2.305 4,68 Aposentados, demitidos e exonerados 2.147 4,36 Outros 1.550 3,15 ANS ? Agência Nacional de Saúde Suplementar 1.030 2,09 Urgência e emergência 954 1,94 Reembolso 748 1,52 Internação 553 1,12 Mecanismos de regulação 489 0,99 Cobertura geográfica 251 0,51 SUS ? Sistema Único de Saúde 87 0,18 Total geral de ligações 49.221 100 Fonte: ANS