Bolsas da Ásia têm fortes quedas após fracos dados dos EUA

Antonio Rogério Cazzali, Ricardo Criez e Roberto Carlos dos Santos, da Agência Estado

PUBLICIDADE

Atualização:

TÓQUIO - Os mercados asiáticos iniciaram a semana com fortes quedas. Nesta segunda-feira, as bolsas da região sofreram com os fracos dados sobre o emprego dos Estados Unidos, que aumentaram as dúvidas dos investidores sobre a saúde da economia global.

PUBLICIDADE

Este foi o caso na Bolsa de Hong Kong, que devolveu todos os ganhos obtidos em 2012. O Hang Seng perdeu 2% e encerrou aos 18.185,59 pontos - agora, no ano, o índice acumula queda de 1,3%. Das 49 blue chips, 47 terminaram no território negativo. Hong Kong Exchange desabou 4,8%. Este foi o mesmo porcentual de queda da operadora de cassino Sands China, em seu primeiro dia de negociação como blue chip.

As Bolsas da China terminaram na pior baixa em quase dois meses, seguindo as pesadas vendas nos mercados regionais. As ações de recursos naturais lideraram o declínio, com as preocupações sobre a deterioração das perspectivas econômicas globais e o enfraquecimento da demanda. O Xangai Composto caiu 2,7% e terminou aos 2.308,55 pontos, no pior fechamento desde 10 de abril. O Shenzhen Composto perdeu 2,8%, aos 939,33 pontos. Yanzhou Coal desabou 3,9%, China Oilfield Services deslizou 5,4%, Sinopec Shandong despencou 4% e Jiangxi Copper tombou 3,6%.

Bolsa de Tóquio, no Japão, apresentou forte queda nesta segunda-feira. Os decepcionantes dados sobre o emprego nos Estados Unidos e a renovada desvalorização do dólar estimularam as vendas nas ações das principais exportadoras, como Honda Motor e Canon. O movimento fez o Nikkei fechar na pior pontuação em seis meses.

No quarto pregão seguido de baixa, o Nikkei caiu 144,62 pontos, ou 1,7%, e terminou aos 8.295, 63 pontos, após declínio de 1,2% na sessão de sexta-feira. Foi a pior marca desde 28 de novembro. O volume de negociações permaneceu fraco, com 1,73 bilhão de ações. As informações são da Dow Jones.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para cadastrados.