Para fortalecer a presença da Eletrobras junto a potenciais consumidores livres de energia, a companhia assinou um protocolo de intenções com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), para “subsidiar iniciativas de descarbonização em portos e terminais do País”.
Como parte das iniciativas, será efetuado um trabalho educacional sobre o mercado livre de energia por meio de encontros e seminários. A empresa e a agência reguladora também se comprometeram a elaborar um levantamento sobre os portos e terminais aptos a migrarem para o ambiente de contratação livre.
Adicionalmente, a ideia é apoiar os operadores aquaviários na eventual compra de certificados de energia renovável (I-REC), visando o abatimento das emissões de gases de efeito estufa resultantes da energia consumida em 2024, conforme o Escopo 2 do GHG Protocol Brasil.

Em outra frente, Eletrobras e Antaq devem realizar o levantamento do potencial para aplicação de soluções em eletrificação como o “On-Shore Power Supply(OPS)” ou a eletrificação de equipamentos portuários, que possibilitaria que navios atracados, que geram sua própria energia pela queima de combustíveis fósseis, possam ser atendidos pela rede elétrica local.
Leia também
“A parceria com a Antaq soma-se à nossa jornada de apoio aos consumidores em suas iniciativas de descarbonização de cadeias produtivas. O setor aquaviário é relevante para a redução das emissões de gases de efeito estufa nas operações logísticas, e ter o apoio da agência reguladora desse mercado é uma forma de propiciar que a sustentabilidade se incorpore às práticas das empresas”, declarou o diretor de Relações Institucionais da Eletrobras, Bruno Eustáquio de Carvalho, por meio de nota.
Principal geradora de energia do País, a Eletrobras não era muito atuante junto aos grandes consumidores de energia até ser privatizada, em 2022. Desde então, adotou como estratégia ampliar sua carteira de clientes finais no mercado livre de energia, já que também esse segmento de comercialização vem passando por forte expansão. O número de consumidores atendidos pela companhia aumentou 115% entre o fim de setembro de 2023 e o mesmo mês do ano passado, quando alcançou 488 clientes, dado mais recente divulgado pela empresa.