''Estado'' é vencedor do Prêmio Caboré

Jornal é premiado como veículo de comunicação do ano em mídia impressa, em evento realizado na segunda-feira, em São Paulo

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A cerimônia de entrega do prêmio Caboré 2010, que este ano contemplou 13 categorias, deu ao jornal O Estado de S. Paulo o troféu de veículo de comunicação do ano em mídia impressa. Trinta e nove profissionais e empresas do mercado de comunicação participaram da competição. Foram três finalistas para cada uma das 13 categorias, selecionados pelo corpo diretivo do Grupo M&M, que publica o jornal especializado no segmento publicitário Meio & Mensagem. O troféu Caboré, que tem a forma de uma coruja, completou 31 anos e é um dos mais cobiçados no meio publicitário brasileiro. Na categoria que o Estado venceu, concorreram também a revista semanal Capricho e o diário esportivo Lance!. "O Caboré é o coroamento de um ano em que estamos muito contentes", disse Silvio Genesini, diretor-presidente do Grupo Estado. "Mudou o jornal, mudou o portal. É muito bom receber esse prêmio e ser, ao mesmo tempo, o jornal mais admirado do País." Ricardo Gandour, diretor de conteúdo do Grupo Estado, completou: "O reconhecimento do mercado publicitário é importante. Ele é o grande patrocinador da imprensa livre, independente e de qualidade". Nesta semana, o Estado também foi reeleito o mais admirado do País, em pesquisa anual feita pela Troiano Branding para o Grupo M&M.A festa do Caboré teve espaço para várias emoções - do profissional experiente do meio publicitário, caso de Paulo Gregoraci, vice-presidente da agência WMcCann, que recebeu sua terceira Coruja, desta vez na categoria mídia do ano, ao novato nessa vivência, Mario D"Andrea, presidente da agência JWT, que não escondeu a emoção pelo reconhecimento como profissional de criação. "Vivemos um momento ímpar no País, com a chegada de 50 milhões de novos consumidores ao mercado", disse Luiz Lara, presidente da Lew, Lara\TBWA, eleito o empresário do ano da indústria da comunicação. "Essas pessoas estão ávidas por informações sobre produtos e serviços e a publicidade tem um papel a cumprir ao conectá-las com as empresas e marcas". A festa foi cenário para comemorações por um ano de bons resultados. Os números referentes à movimentação das verbas dos anunciantes, conhecidos até o momento, indicam crescimento de dois dígitos, algo que o setor não experimentava havia um bom tempo. Em 2009, o bolo publicitário cresceu apenas 4% ante o ano anterior. Em 2010 deve fechar com investimentos em mídia 18% superiores em relação ao ano passado, conforme dados já apurados pelo Projeto Inter-Meios, do Grupo M&M. João Salles Neto, presidente do Grupo M&M, avalia que "2010 foi um período excepcionalmente bom puxado pelo crescimento do PIB, e pela movimentação em torno da Copa do Mundo e das eleições". Circulação. Para o Grupo Estado, o ano foi particularmente positivo. A circulação total do jornal cresceu quase 10% entre janeiro e setembro, enquanto o mercado teve alta de 2%. A receita publicitária aumentou 15%, enquanto que, para o mercado, deve oscilar entre 7% e 8%.Foi o ano do redesenho do Estado, com novos cadernos e maior integração com a área digital. A mudança gráfica e editorial se estendeu ao portal estadão.com.br, assim como para a seção de classificados (incluindo a criação do caderno Ultra, voltado exclusivamente ao mercado de luxo), para o site do Jornal da Tarde e ao Jornal do Carro. Alguns cadernos ganharam sites próprios, como o Economia & Negócios, Política e Paladar. O portal também passou a hospedar o site da revista Piauí. O jornal também celebrou parceria com o site MSN, para o qual passou a ser o canal exclusivo de notícias.O ano foi ainda marcado pelo trabalho de cobertura da Copa do Mundo e das eleições, com cadernos especiais e infografia de última geração. A atuação rendeu prêmios na área jornalística, como Prêmio Imprensa Embratel; Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo e Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo. Os demais veículos do Grupo também tiveram reconhecimento. O estadão.com.br foi apontado pela Fundação Nuevo Periodismo Iberoamericano como uma das quatro melhores práticas em redes sociais da América Latina.OS VENCEDORESEmpresário ou dirigente da indústria da comunicação: Luiz Lara - Lew''Lara\TBWAAgência de propaganda: AlmapBBDOProfissional de criação: Mario D''Andrea - JWTProfissional de atendimento: André Paes de Barros ''PB'' - LoduccaProfissional de planejamento: Cynthia Horowicz - DM9DDBVeículo de comunicação - mídia eletrônica: Globo.comVeículo de comunicação - mídia impressa: O Estado de S. PauloProfissional de mídia: Paulo Gregoraci - W/McCannProfissional de veículoGilberto Corazza - Editora GloboAnunciante: P&GProfissional de marketing:João Baptista Ciaco - FiatServiço especializado: Rio360Produção publicitária: Dínamo Filmes

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