PUBLICIDADE

Publicidade

Fitch rebaixa rating do banco espanhol Caja 3 para BB+

Rebaixamento reflete a deterioração na qualidade dos ativos do banco e o enfraquecimento nos seus indicadores de performance, diz agência de classificação de risco

Por Álvaro Campos e da Agência Estado

SÃO PAULO - A agência de classificação de risco Fitch rebaixou hoje o rating do banco espanhol Grupo Caja 3 para BB+, de BBB-. Segundo a agência, o rebaixamento reflete a deterioração na qualidade dos ativos do banco e o enfraquecimento nos seus indicadores de performance.

PUBLICIDADE

O rating de viabilidade (VR, na sigla em inglês) do Caja 3 foi rebaixado para BB, de BBB-. "O VR é sensível ao ambiente de recessão na Espanha, ao alto nível do desemprego, que pode prejudicar a arrecadação de depósitos, e ao severo retrocesso no mercado imobiliário espanhol, ao qual o Caja 3 tem uma exposição significativa (28% dos empréstimos brutos no fim de 2011)", diz a Fitch.

O Caja 3 entrou em operação no dia 1º de janeiro de 2011, após a fusão de três bancos: CAI, Caja Círculo e Caja de Badajoz. Depois a instituição se fundiu com a Ibercaja, em 1º de março de 2012.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.