Furto de celular traz risco de perder dinheiro de crédito pré-aprovado; veja como se proteger

Facilidade ofertada por bancos pode gerar dor de cabeça em caso de perda ou furto de celular

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Por Redação
Atualização:

O crédito pré-aprovado é uma facilidade oferecida por bancos e instituições financeiras a consumidores com boa pontuação de crédito e histórico de pagamento. É uma das maneiras mais fáceis de acessar crédito de forma prática e sem burocracia, já que pode ser feito quase que instantaneamente pelo aplicativo dos bancos. Entretanto, em casos de perda, furto ou roubo do aparelho celular, a modalidade pode se tornar uma dor de cabeça.

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O acesso ao crédito pré-aprovado é um dos vários golpes financeiros que podem ser aplicados aos clientes. Um estudo indicou que, só com Pix, os golpes podem chegar a R$ 11 bilhões até o ano de 2028.

Seguindo algumas dicas simples, é possível evitar que o problema aconteça e, em caso de perda, furto ou até mesmo roubo, minimizar os danos. O principal deles é o de reavaliar créditos pré-aprovados e reajustar os limites para PIX. Para ajustar esses limites, procure o seu banco. Confira como fazer isso com base nas informações da “Cartilha de Segurança para Internet”, elaborada pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br).

Celulares recuperados em ação da Polícia Civil de São Paulo Foto: POLICIA CIVIL

Proteção do aparelho

  • Configure um método de autenticação usando senhas longas, alfanuméricas, e evite padrões de desbloqueio simples;
  • Ative o bloqueio automático da tela para o menor tempo possível;
  • Desabilite opções na tela bloqueada, tais como visualização de mensagens e acessos rápidos a configurações;
  • Proteja seu chip SIM ativando o bloqueio do chip e altere o código PIN padrão para evitar o uso em outro aparelho.

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Proteção de senhas

  • Não armazene senhas no celular;
  • Evite guardar senhas em aplicativos de e-mail, anotações ou fotos;
  • Use um gerenciador de senhas seguro;
  • Evite senhas baseadas em informações pessoais;
  • Não repita as mesmas senhas em diferentes contas.

Em caso de furto

  • Notifique de imediato as instituições financeiras;
  • Solicite o bloqueio do acesso às contas e dos cartões usados no celular;
  • Desative o chip SIM e bloqueie o IMEI (código para identificação de aparelhos);
  • Entre em contato com sua operadora para impedir o uso do aparelho;
  • Registre um boletim de ocorrência informando o código IMEI e o número de série do aparelho (ambos estão na embalagem original do produto);
  • Desconecte aplicativos e troque as senhas em e-mails, redes sociais, e contas em instituições financeiras;
  • Conteste fraudes alertando o seu banco sobre transações não autorizadas

Recuperando os dados

  • Deixe a localização remota ativada para tentar recuperar o aparelho ou apagar seus dados à distância;
  • Faça backups regulares para garantir a recuperação de seus dados em outro dispositivo;
  • Tenha um número alternativo para recuperação de contas importantes.
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