O crédito pré-aprovado é uma facilidade oferecida por bancos e instituições financeiras a consumidores com boa pontuação de crédito e histórico de pagamento. É uma das maneiras mais fáceis de acessar crédito de forma prática e sem burocracia, já que pode ser feito quase que instantaneamente pelo aplicativo dos bancos. Entretanto, em casos de perda, furto ou roubo do aparelho celular, a modalidade pode se tornar uma dor de cabeça.
O acesso ao crédito pré-aprovado é um dos vários golpes financeiros que podem ser aplicados aos clientes. Um estudo indicou que, só com Pix, os golpes podem chegar a R$ 11 bilhões até o ano de 2028.
Seguindo algumas dicas simples, é possível evitar que o problema aconteça e, em caso de perda, furto ou até mesmo roubo, minimizar os danos. O principal deles é o de reavaliar créditos pré-aprovados e reajustar os limites para PIX. Para ajustar esses limites, procure o seu banco. Confira como fazer isso com base nas informações da “Cartilha de Segurança para Internet”, elaborada pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br).

Proteção do aparelho
- Configure um método de autenticação usando senhas longas, alfanuméricas, e evite padrões de desbloqueio simples;
- Ative o bloqueio automático da tela para o menor tempo possível;
- Desabilite opções na tela bloqueada, tais como visualização de mensagens e acessos rápidos a configurações;
- Proteja seu chip SIM ativando o bloqueio do chip e altere o código PIN padrão para evitar o uso em outro aparelho.
Proteção de senhas
- Não armazene senhas no celular;
- Evite guardar senhas em aplicativos de e-mail, anotações ou fotos;
- Use um gerenciador de senhas seguro;
- Evite senhas baseadas em informações pessoais;
- Não repita as mesmas senhas em diferentes contas.
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Em caso de furto
- Notifique de imediato as instituições financeiras;
- Solicite o bloqueio do acesso às contas e dos cartões usados no celular;
- Desative o chip SIM e bloqueie o IMEI (código para identificação de aparelhos);
- Entre em contato com sua operadora para impedir o uso do aparelho;
- Registre um boletim de ocorrência informando o código IMEI e o número de série do aparelho (ambos estão na embalagem original do produto);
- Desconecte aplicativos e troque as senhas em e-mails, redes sociais, e contas em instituições financeiras;
- Conteste fraudes alertando o seu banco sobre transações não autorizadas
Recuperando os dados
- Deixe a localização remota ativada para tentar recuperar o aparelho ou apagar seus dados à distância;
- Faça backups regulares para garantir a recuperação de seus dados em outro dispositivo;
- Tenha um número alternativo para recuperação de contas importantes.