O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse há pouco que a “vocação” da Petrobras é ajudar a desenvolver o Brasil. Ele deu a declaração em Angra dos Reis (RJ) em cerimônia de anúncio de compra de navios pela Transpetro.
Lula disse que “no Brasil tem muita gente com complexo de vira-lata” que foi contra a criação da Petrobras e que defende a venda da estatal. Ele afirmou que, no passado, políticos decidiram fatiar a empresa para vendê-la “aos pedaços”. “Era a lógica predominante”, disse.

Ele também afirmou que é mais barato para a empresa comprar insumos, como sondas, fora do Brasil, mas que a Petrobras precisa ajudar no desenvolvimento do Brasil - ou seja, comprando equipamentos de fabricação nacional.
O presidente ainda afirmou que não existe empresa mais eficiente que a Petrobras, e defendeu a política de conteúdo nacional para compra de equipamentos pela companhia. “Vamos continuar construindo navio, vamos continuar construindo sonda, vamos continuar construindo plataforma”, afirmou o chefe do governo.