“Lavoro” significa “trabalho”, em italiano. Nenhuma palavra poderia ser mais adequada para denominar uma empresa que atua no agronegócio brasileiro, setor que vem sendo a locomotiva da economia do País, graças a sucessivos recordes de produção e de produtividade impulsionados por investimentos robustos em inovação e tecnologia. Maior distribuidora de insumos agrícolas do Brasil e com forte presença na América Latina, a Lavoro Agro atingiu receita recorde de US$ 1,8 bilhão na safra 2022/23, acréscimo de 24% em comparação à safra anterior.
:quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/Y4GO7GOPERHHBG6IJNAF5DTYDM.png 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/7rod7TWqAt0JV8EahYm3oOo675c=/768x0/filters:format(png):quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/Y4GO7GOPERHHBG6IJNAF5DTYDM.png 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/J8B9knJKXxipIgj8OuD3W-mxmBs=/936x0/filters:format(png):quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/Y4GO7GOPERHHBG6IJNAF5DTYDM.png 1322w)
Leia também
O resultado extremamente positivo foi obtido em meio a um cenário de turbulências, como os efeitos da guerra na Ucrânia e a tendência global de queda nos preços de defensivos agrícolas e fertilizantes. Uma série de fatores específicos da Lavoro compensaram com folga as dificuldades, no entanto. “Estamos numa posição única para ampliar nosso market share e aprimorar o desempenho financeiro à medida que as condições de mercado se normalizem”, avalia o CEO, Ruy Cunha.
Além da ampla escala – a cobertura da empresa abrange 60 milhões de hectares na América Latina –, a Lavoro desfruta da integração vertical com a Crop Care, holding com foco na fabricação e importação de insumos químicos, biológicos e especialidades. Um exemplo dos benefícios proporcionados pela holding é a sinergia com o processo de distribuição da Agrobiológica, empresa do grupo focada no mercado de insumos biológicos.
Primeira companhia do segmento sediada na América Latina a ter as ações listadas na Nasdaq, a maior bolsa de tecnologia do mundo, a Lavoro tem apresentado também um forte crescimento por aquisições. Já são mais de 28 desde o início das operações da empresa, em 2017. Uma das mais recentes, concluída no final de julho, envolveu a compra da Referência Agroinsumos, o que permitiu ampliar ainda mais a presença no varejo do Rio Grande do Sul.
“Acreditamos que aliar forte expansão orgânica e inorgânica, com o incremento de tecnologias e serviços, é a avenida necessária para nos mantermos em crescimento e apoiando o verdadeiro protagonista do agro – o agricultor”, finaliza Cunha.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.
Notícias em alta | Economia
Veja mais em economia