PUBLICIDADE

Publicidade

Alemanha pode deixar bancos do Chipre quebrarem, diz jornal

O governo alemão acredita que a zona euro ainda pode ajudar separadamente o governo cipriota a evitar a insolvência  

Por Lucas Hirata e da Agência Estado
Atualização:

BERLIM - Alemanha planeja estabelecer um limite claro nas negociações com o Chipre e está preparada para deixar os bancos cipriotas enfrentarem a insolvência se o país não contribuir com a sua parte para um novo pacote de ajuda, afirmou o jornal de negócios alemão Handelsblatt nesta quinta-feira.

PUBLICIDADE

O governo alemão acredita que a zona euro ainda pode ajudar separadamente o governo cipriota a evitar a insolvência e, assim, evitar uma saída do euro, disse o jornal, citando autoridades em Berlim. Este não é um cenário desejável, mas a decisão cabe ao Chipre, afirmou o jornal.

Após o Parlamento cipriota rejeitar um pacote de ajuda de 10 bilhões de euros - incluindo 5,8 bilhões de euros a serem financiados por um imposto sobre depósitos bancários cipriotas - há temores em Berlim de que suavizar as condições de resgate poderia levar outros países da periferia da UE a diminuírem seus esforços de reforma, disse o jornal.

Volker Kauder, presidente do grupo parlamentar CDU/CSU, disse ao jornal que a zona euro tinha oferecido um pacote de resgate "verdadeiramente aceitável ... depois que o Parlamento em Nicósia o rejeitou, a bola está com o Chipre." As informações são da Market News International.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.