Focinhos, poças de lama e sotaque britânico: como Peppa Pig se tornou fenômeno global de US$ 1,7 bi

Além de livros e brinquedos, marca também tem parques de diversão; o maior está previsto para ser concluído em 2027, em Xangai

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Por Prarthana Prakash (Fortune)
Atualização:

Peppa Pig não é um desenho animado infantil comum.

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A família de porcos cor-de-rosa bidimensionais com focinhos protuberantes, vestidos com roupas coloridas e falando com sotaque inglês, passou de um humilde programa de TV britânico para um produto básico global em lares com crianças pequenas.

A marca Peppa Pig comemorou seu 20º aniversário no ano passado e ainda está no topo da maioria dos rankings de entretenimento infantil.

Hoje, sua influência vai além da tela da TV. Os brinquedos, parques temáticos e jogos da Peppa Pig estão disponíveis em 180 territórios. Os números mais recentes sobre as vendas da franquia chegaram a US$ 1,7 bilhão (R$ 10 bilhões) em 2022.

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“A Peppa Pig já se transformou em uma marca poderosa com sua própria linha de brinquedos/mercadorias e acessórios - até mesmo parques temáticos”, disse Benjamin Burroughs, professor associado de mídia emergente da Universidade de Nevada, Las Vegas, à Fortune. “A Peppa Pig se diferenciou por ser um programa peculiar e adorável.”

Peppa Pig e família terão parques temáticos em Xangai (China) e Dallas (EUA). Foto: Netflix

O poder de permanência do programa e de seus personagens fez dele uma das exportações culturais mais significativas da Grã-Bretanha. Basta perguntar a um dos pais cujos filhos assistem ao programa fora do Reino Unido e, de repente, parecem britânicos, graças a Peppa, George, Mamãe e Papai Pigs. Até mesmo o ex-primeiro-ministro Boris Johnson falou longamente sobre seu amor pelo Peppa Pig World em Hampshire, Inglaterra, e incentivou as pessoas a visitá-lo durante um discurso em 2021.

Diferenciando-se do rebanho

Os criadores do programa – Phil Davies, Mark Baker e Neville Astley – já trabalhavam com produção e animação quando tiveram a ideia da Peppa Pig há 20 anos. Eles perceberam a falta de histórias voltadas para a família em programas infantis. Sua resposta? Uma porquinha de quatro anos com uma tendência a pular em poças de lama. Peppa pode ser mandona, mas adora sua família e amigos (alguns dos quais não são porcos) e embarca em pequenas viagens com eles e seu ursinho de pelúcia.

O momento da popularidade do programa também ajudou – ele se tornou popular assim como os aparelhos eletrônicos pessoais, tornando muito mais fácil para os pais distraírem seus filhos com ele.

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“A Peppa Pig chegou na época em que os celulares estavam sendo usados pelos pais para descarregar suas responsabilidades parentais nas telas, e as crianças estavam se adaptando ao uso das telas como modo principal de se envolver com o conteúdo”, disse Burroughs.

Os episódios da Peppa Pig não são exatamente Charles Dickens – cada um tem apenas cinco minutos de duração e o enredo aborda temas simples de forma leve e bem-humorada, evitando cuidadosamente vilões ou outras fontes de conflito. De fato, as brincadeiras e as interações entre os personagens impressionaram tanto as crianças quanto seus pais.

“A Peppa é um ótimo exemplo de animais que são pessoas reais para as crianças, apresentando-se em uma unidade familiar positiva, fazendo atividades comuns que todas as crianças adoram fazer, mostrando uma marca de estilo de vida divertida com ótimos efeitos sonoros (snort!). Essa fórmula ajudou a diferenciá-la de outras marcas”, disse Brenda Bisner, diretora de conteúdo da plataforma de streaming Kidoodle.TV, sediada no Canadá.

A Kidoodle.TV, disponível em 160 países, incluindo os EUA, o Reino Unido e a Austrália, teve um grande impulso ao oferecer a Peppa Pig em seu serviço, disse Bisner.

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Ainda forte

Com sua fórmula forte, porém simples, o programa passou de um experimento no Channel 5 da Grã-Bretanha em 2004 para se tornar onipresente nos serviços de assinatura e no YouTube. Ele também foi traduzido para mais de 40 idiomas.

Em um exemplo mais improvável do grande impacto de Peppa, os porcos são vistos como uma espécie de símbolo da contracultura na China, o que fez com que milhares de vídeos de desenhos animados fossem censurados no site de mídia social Douyin, em 2018. Mas seu caráter e sua celebração dos festivais chineses continuaram a despertar grande interesse no país.

À medida que a marca crescia em alcance e popularidade, chamou a atenção da fabricante de brinquedos americana Hasbro, que comprou o estúdio por trás do programa, Entertainment One (eOne), por um alto valor de US$ 4 bilhões (R$ 23 bilhões) em 2019. O acordo tinha como objetivo reforçar a distribuição da Peppa Pig e de outros programas da eOne em plataformas de todo o mundo.

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Em 2023, Peppa Pig foi o quarto programa infantil mais procurado em todo o mundo, segundo a empresa de consultoria de entretenimento Parrot Analytics e foi o mais popular no Reino Unido, nos EUA e na França até junho.

“A Peppa Pig é uma personagem única que tem forte ressonância junto ao público porque sua personalidade corajosa e confiante pode brilhar. Ela é a primeira melhor amiga das crianças em idade pré-escolar, encorajando-as a entrarem juntas e explorarem o mundo ao seu redor com confiança”, disse Esra Cafer, vice-presidente sênior de estratégia e gerenciamento de franquias da Hasbro para pré-escola e moda. Desde a compra da Peppa Pig, ela se tornou uma das principais marcas de franquia da Hasbro.

Peppa Pig e sua família e amigos do programa homônimo estão em toda parte - de livros a brinquedos e atrações. A Hasbro tem acordos de licenciamento com outras marcas internacionais, como Reebok e Audible, para levar produtos e serviços temáticos a um público ainda maior.

O primeiro parque temático da Peppa Pig foi inaugurado na Flórida, dentro da Legoland, em 2022. Um segundo foi inaugurado na Europa no início deste mês em Günzburg, Alemanha, graças a um investimento de € 30 milhões (US$ 32,7 milhões ou R$ 193 milhões). No total, as atrações atraíram mais de 31 milhões de visitantes em 2023, disse Cafer.

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Ainda há mais por vir, incluindo outra atração no Texas e o maior parque temático da Peppa Pig do mundo em Xangai, previsto para 2027.

Os próximos 20 anos

É claro que nem tudo foram flores e sol. A franquia teve seu quinhão de problemas, pois a popularidade trouxe consigo um maior escrutínio.

Depois que os episódios iniciais do programa foram ao ar, os espectadores levantaram preocupações sobre o fato de seus personagens não usarem cintos de segurança e capacetes de bicicleta, o que levou a uma mudança nos episódios seguintes. Em 2017, um episódio em que Papai Pig diz que as aranhas “não podem machucá-lo” foi proibido na Austrália, onde as aranhas podem ser letais.

Ao longo dos anos, também surgiram preocupações com o fato de o Papai Pig ser constantemente envergonhado por ser gordo.

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Depois que a franquia foi criticada pelos telespectadores por não refletir a realidade de diferentes famílias, além de uma unidade de quatro membros composta por mãe e pai, em 2022, Peppa Pig apresentou um casal do mesmo sexo. O casal - formado por duas ursas polares chamadas “Mummy” e “Doctor” – provocou uma mistura de críticas e elogios por incluir personagens LGBTQ+ em um programa pré-escolar.

Ame ou odeie, a Peppa Pig não vai a lugar algum. Mesmo que não tenha sido intencional, o programa se tornou um ícone cultural britânico. O que cativou o público durante todos esses anos continuará a atrair novos fãs nos próximos anos, disse Cafer.

“Peppa Pig está mais popular do que nunca. Os primeiros 20 anos foram incríveis, e 2025 marca o primeiro ano dos próximos 20 anos – temos grandes planos a caminho”, disse ela.

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