SÃO PAULO - O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, afirmou ao Broadcast na noite de quarta-feira que a decisão da agência internacional de classificação de risco Moody's de rebaixar os ratings da instituição e de sua subsidiária BNDESPar não vai provocar nenhuma alteração na imagem do banco oficial perante o mercado.
A empresa rebaixou a nota de emissor de longo prazo do BNDES para Baa2, de A3, com perspectiva positiva, e reduziu seu perfil de risco de crédito individual para ba1, de baa2. No caso do BNDESPAR, a nota de emissor de longo prazo em escala global em reais caiu para Baa2, de A3.
"Como o BNDES e o BNDESPar tinham ratings superiores aos da República, agora a nota fica no mesmo patamar do rating soberano", destacou. "No caso da Standard & Poor's e Fitch, a nota do BNDES e BNDESPar já eram equivalentes ao rating soberano. Então, as três agências agora estão no mesmo nível registrado pela República", comentou. "Então, isso não modifica, nem vai modificar para o mercado as condições registradas pelo BNDES, como as relativas a yield", acrescentou.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.