A Grécia pode não ter atingido uma importante meta orçamentária em junho, afirmaram especialistas da União Europeia em um relatório. A informação é um sinal da dificuldade que o governo grego enfrenta enquanto tenta colocar seus planos de redução do déficit de volta aos trilhos.
O relatório, publicado durante o fim de semana, afirma que a Grécia pode perder a meta de junho estabelecida para o saldo do orçamento primário - uma medida do déficit do governo que exclui pagamentos de juros sobre a dívida existente.
A receita do governo enfrenta deficiências significativas que foram apenas parcialmente contrabalançadas por gastos mais baixos e pagamentos adiados, segundo o relatório. "Como resultado, a meta de desempenho trimestral do saldo primário pode já ter sido perdida em junho", diz o relatório.
A União Europeia e o Fundo Monetário Internacional (FMI) esperam que o déficit primário grego fique em 0,8% do Produto Interno Bruto (PIB) do país no fim deste ano. O governo da Grécia acredita que as medidas de austeridade aprovadas pelo Parlamento na semana passada poderão colocar o país de volta ao caminho certo em direção à meta. As informações são da Dow Jones.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.