Kit da Bulgari e champanhe da Laurent-Perrier: os mimos de luxo que aéreas dão aos passageiros ricos

Empresas apostam não só no espaço interno das aeronaves, com suítes privadas e camas de casal confortáveis, mas também em serviços e kits com produtos de grife

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Por Lebawit Lily Girma (Bloomberg)

Suítes com privacidade, camas de casal, talheres Christofle: as cabines da classe executiva estão em uma ascensão vertiginosa de luxo há anos.

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Mas o jogo está mudando. Com tantas companhias aéreas reformulando o interior de suas aeronaves e os assentos premium, as companhias aéreas agora estão atualizando alguns dos pontos mais refinados de seus serviços na cabine dianteira, como kits de produtos e refeições. (Se você estiver na parte de trás do avião, tudo continua como sempre).

“De modo geral, os viajantes a lazer querem uma experiência”, diz Brian Sumers, especialista em aviação e fundador do boletim informativo Airline Observer. “As companhias aéreas perceberam que, se quiserem competir por viajantes premium, precisam impressioná-los.”

Impressionar os passageiros com kits de produtos sofisticados não é novidade, é claro. Já faz quase uma década que as companhias aéreas começaram a fazer parcerias com varejistas de alto padrão para elevar suas marcas, como o acordo da United Airlines com a Saks Fifth Avenue para a compra de roupas de cama para a classe executiva.

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Mas os últimos acréscimos representam parcerias inéditas com algumas das potências de luxo mais conhecidas do mundo, bem como refeições com caviar e champanhe que remetem ao glamour das viagens aéreas na década de 1950. “As companhias aéreas estão gritando em todos os cantos: nós somos premium!”, diz Sumers, acrescentando que essas vantagens altíssimas tendem a gerar um benefício maior para a reputação das companhias aéreas do que aumentos de vendas para os varejistas associados.

Além de espaços confortáveis, Emirates aposta em kits da Bulgari para passageiros endinheirados Foto: Adobe Stock

Aqui estão as mais recentes comodidades de luxo que você pode esperar encontrar nas cabines premium este ano:

Kits de presentes de alta qualidade

Se a Índia é um dos mercados de viagens de luxo que mais crescem, sua companhia aérea nacional está tomando nota e seguindo o exemplo com suas novas comodidades introduzidas em dezembro. Na maioria dos voos de longa distância da Air India, os passageiros da primeira classe e da classe executiva agora encontrarão bolsas de cosméticos Ferragamo, cada uma com loção corporal, creme para as mãos, protetor labial e — somente na primeira classe — um frasco de perfume de 5 mililitros da marca.

Tudo isso faz parte de um esforço de expansão da companhia aérea de bandeira da Índia após uma fusão em 2024 com a companhia aérea premium Vistara, com sede na Índia, como parte de uma reestruturação do Grupo Tata; os novos interiores de cabine nas aeronaves Airbus A350 incluem camas planas em suítes privativas na classe executiva.

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Também desde dezembro, os passageiros da classe executiva nas rotas de longa e ultralonga distância da Singapore Airlines começaram a receber kits da casa de fragrâncias Le Labo, de Nova York, de propriedade da Estée Lauder — uma medida que coloca a companhia aérea em sintonia com muitos restaurantes e hotéis de alto padrão. Os kits incluem protetor labial, névoa facial e pomada para as mãos, tudo bem fechado em uma bolsa de lona encerada projetada para ser reutilizada como porta-passaporte.

A tendência do kit de alta qualidade se estende aos Estados Unidos. No ano passado, a Delta Air Lines lançou um kit com a marca Missoni, enquanto a JetBlue lançou bolsas da Mint em parceria com marcas da cidade de Nova York, como a Caraa.

A Emirates, com sede em Dubai, começou recentemente a presentear os passageiros da primeira classe e da classe executiva com kits da Bulgari, de propriedade da LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton SE; além de um frasco de eau de parfum (fragrância), eles incluem um espelho laqueado em ouro da famosa marca italiana.

A Deutsche Lufthansa AG, no entanto, pode estar seguindo o exemplo dos hotéis de luxo, com seus spas de marca conjunta e produtos de grife de edição limitada. Seus novos kits de presente são da marca de beleza do momento, Augustinus Bader, disponíveis exclusivamente nas novas suítes Allegris First Class da companhia aérea — cujos assentos podem ser aquecidos e resfriados com controles de temperatura.

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Em uma espécie de loja temporária (pop-up) de alta altitude, a companhia aérea também está presenteando os passageiros da primeira classe em determinados voos com um conjunto de loungewear (roupas para relaxar) de edição limitada do artista japonês Sho Shibuya durante o mês de fevereiro; o padrão ombre (sombreado) é como um céu em degradê impresso em cetim de algodão orgânico.

Caviar (e fast food)

No verão passado, a Qatar Airways começou a servir caviar — especificamente, peixe esturjão siberiano — na classe executiva em 13 rotas internacionais a partir de Doha, incluindo voos para Nova York, Hong Kong, Londres, Paris, Cingapura e São Paulo.

As porções, de 15 gramas, são acompanhadas de salmão ao estilo Balik e acompanhamentos de blinis (um tipo de panqueca russa) quentes e torradas melba. É um serviço cujo custo pode aumentar rapidamente: na maioria dos lugares, uma onça (28,34 gramas) de esturjão siberiano custa cerca de US$ 50 (R$ 288) a US$ 86 (R$ 495), sem os acompanhamentos adicionais. Desde agosto de 2024, quando o serviço foi iniciado, houve cerca de 200 mil porções de caviar na classe executiva, informou a companhia aérea.

Qatar Airways oferece torradas com caviar Foto: Adobe Stock

E, de acordo com uma cultura que combina caviar com nuggets de frango, a resposta da Delta para a decadência da primeira classe é o cheeseburger da famosa rede Shake Shack, que aparece nos cardápios da primeira classe; o benefício começou em dezembro de 2024. O pudim de banana da Magnolia Bakery da cidade de Nova York também é servido na United First em voos selecionados de mais de 901 milhas (1.450 km).

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Champanhe de alta qualidade

Em 1º de janeiro, a United Airlines anunciou que começaria a servir o champanhe Laurent-Perrier La Cuvée para seus passageiros da cabine Polaris.

A Singapore Airlines também seguiu nesse caminho. Em dezembro, a companhia aérea anunciou que suas suítes de primeira classe se tornariam o único lugar para desfrutar do Cristal a 36 mil pés (cerca de 11 km), graças a um acordo exclusivo com a casa de champanhe francesa Louis Roederer.

Especificamente, a safra 2015 do produtor de vinho será servida em voos de Cingapura para Délhi, Hong Kong, Londres, Los Angeles, Paris, Xangai, Sydney e Tóquio; rotas adicionais receberão o benefício em março. (A companhia aérea também continuará a servir Krug Grande Cuvée e Taittinger Comtes de Champagne).

Um senso de lugar

Se as parcerias de moda, beleza e vinho são a tendência da aviação do início de 2025, a Turkish Airlines está plantando as sementes para o que vem a seguir: presentes que funcionam como um souvenir artesanal do lugar que você está prestes a visitar.

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Seus novos kits, lançados em 2 de janeiro, incluem bolsas decoradas com o tradicional ebru, uma forma de arte reconhecida pela Unesco como patrimônio cultural intangível da humanidade. E, no entanto, o creme para as mãos, a loção corporal e o protetor labial contidos neles são da marca parisiense de fragrâncias de luxo Ex Nihilo, e não de uma empresa local.

“Os kits da Unesco servem como uma introdução única à diversidade e à vibração da cultura turca, inspirando os passageiros a explorar as maravilhas de nosso país natal”, disse Akif Konar, diretor de operações da Turkish Airlines, em um comunicado à imprensa. Se cremes com infusão de água de rosas e séruns faciais de óleo de argan preenchessem as bolsas em uma futura iteração, consideraríamos isso um luxo de outra ordem.

Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

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