Os resultados do banco de investimento do britânico Barclays não acompanharam o sólido crescimento registrado por muitos de seus rivais no trimestre passado, o que fazia as ações da instituição tombarem mais de quatro por cento nesta sexta-feira.
A queda nos papeis ocorre principalmente pela decepção do mercado com o crescimento da receita na divisão Barclays Capital (BarCap), de banco de investimento, afirmaram analistas.
"Não foi um trimestre ruim, mas é que não foram os números espetaculares mostrados por alguns outros bancos", afirmou Colin Morton, gerente de fundos na Rensburg Fund Management.
O Barclays, segundo maior banco do Reino Unido, informou que o lucro antes de impostos nos três meses encerrados em março saltou para 1,8 bilhão de libras (US$ 2,8 bilhões), ante valor revisado de 1,2 bilhão de libras um ano antes, ficando em linha com a média de previsões de quatro analistas consultados pela Reuters.
Analistas afirmaram que o crescimento ocorreu em grande parte por causa de uma queda nas dívidas de difícil recuperação para 1,5 bilhão de libras, ante 1,9 bilhão nos três meses anteriores.
O lucro no BarCap saltou 62%, para 1,5 bilhão de libras.
Mas esse desempenho ocorreu por causa de queda nas baixas contábeis em mercado de crédito enquanto a receita de 3,8 bilhão de libras da unidade ficou abaixo das expectativas de quase 5 bilhões de libras de analistas. (Steve Slater)