Renault fecha acordo com grupo chinês para produzir e vender carros elétricos no Brasil

Montadora francesa vai passar a distribuidor veículos do grupo Zhejiang Geely Holding no País; negociações ainda estão sujeitas a um acordo definitivo e a aprovação das autoridades

PUBLICIDADE

Atualização:

A montadora francesa Renault e o grupo chinês Zhejiang Geely Holding fecharam um acordo para produzir e vender conjuntamente carros elétricos e de baixa emissão de carbono no Brasil, segundo comunicado divulgado nesta segunda-feira, 17. As negociações ainda estão sujeitas a um acordo definitivo e a aprovação de autoridades.

Segundo a Renault, a parceria permitirá que o Geely acesse o complexo industrial Ayrton Senna, em São Jose dos Pinhais, no Paraná, incluindo áreas de produção, vendas e redes de serviços no Brasil. Em troca, o grupo Geely será uma investidora minoritária na filial da francesa no Brasil.

Carro da Renault; empresa chinesa terá acesso à planta da companhia francesa em São José dos Pinhais (PR) Foto: Divulgação/Renault

PUBLICIDADE

“A Renault do Brasil se tornará uma distribuidora do portfólio de veículos do Geely Holding no País, por meio do seu ecossistema de distribuição existente”, descreve a nota.

“Por meio desta parceria, ambas as empresas serão capazes de expandir seus poderes de marca e se tornarão players centrais no Brasil, mercado que representa 44% das vendas automotivas na América Latina.”

Publicidade

O grupo Geely detém diversas marcas de carros ao redor do mundo, incluindo a montadora de veículos elétricos da China Zeekr e a sueca Volvo.