A General Motors anunciou um novo plano de reestruturação nesta segunda-feira, que abrange uma agressiva redução das dívidas, o fechamento de diversas fábricas e o corte de empregos. O prazo da montadora para completar a reestruturação é até 1o de junho. Sem os acordos de corte de custos, a GM afirmou que esperava ter de entrar com pedido de proteção à falência. A seguir estão os detalhes dos passos da montadora em seu processo acelerado de reestruturação. NEGOCIAÇÃO DA DÍVIDA * Proposta para trocar 27 bilhões de dólares em títulos da dívida atualmente em circulação por ações da GM. * Portadores de títulos da dívida devem passar a controlar pelo menos 10 por cento das ações ordinárias da empresa após a transação. * Pelo menos 90 por cento dos títulos em circulação terão de ser oferecidos na transação, para satisfazer as condições determinadas pelo Tesouro americano. * Mudanças no pacote de benefícios pagos ao sindicato para trabalhadores aposentados e nas condições de conversão da dívida com o Tesouro, que devem resultar em uma redução de pelo menos 20 bilhões de dólares. * Uma redução de no mínimo 44 bilhões de dólares no total devido a portadores de títulos, ao Tesouro americano, e ao sindicato de empregados, como resultado das negociações. * O prazo de cada uma destas propostas e solicitações é 26 de maio. TESOURO AMERICANO * O Departamento do Tesouro dos EUA devem receber no mínimo 50 por cento das ações ordinárias da GM, em troca de 50 por cento dos títulos em circulação da montadora em 1o de junho, estimada em 10 bilhões de dólares. * O Tesouro indicou estar disposto a fornecer à GM um financiamento adicional de 11,6 bilhões de dólares, que a montadora prevê requisitar depois de 1o de maio. Eles já haviam fornecido 15,4 bilhões em empréstimos para manter a GM ativa desde o começo de 2009. SINDICATO DE TRABALHADORES * Pelo menos 50 por cento das obrigações financeiras ainda devidas pela GM a um fundo de pensão de saúde para trabalhadores aposentados, ou seja, por volta de 10 bilhões de dólares, serão extintas em troca de ações ordinárias da GM. * Depósitos em caixa do valor restante da dívida serão pagos ao longo de um período determinado. * Ações ordinárias da GM distribuídas ao Tesouro e à United Auto Workers não devem exceder os 89 por cento do total da empresa. MARCAS, CONCESSIONÁRIAS * A GM deve centrar esforços em suas quatro principais marcas: Chevrolet, Cadillac, Buick e GMC. A Pontiac será gradualmente desativada até o final de 2010. * A GM deve lançar um total de 34 modelos em 2010, em comparação com os 48 fornecidos em 2008. * A montadora planeja finalizar a produção dos modelos Saab, Saturn e Hummer até o final de 2009. * Também esperam reduzir o número de concessionárias de 6,246 em 2008 para 3,605 até o final de 2010 -- uma redução de 42 por cento. Comparado com o último plano de reestruturação apresentado pela GM em fevereiro, este prevê uma redução de mais 500 concessionárias quatro anos antes do esperado. PRODUÇÃO, EMPREGOS * O número total de fábricas nos Estados Unidos será reduzido, de 47 em 2008 para 34 até o final de 2010. Até 2012, elas serão 31. * O número de funcionários horistas será reduzido de 61 mil em 2008 para 40 mil em 2010. No início de 2011, este número deve atingir 38 mil. * A GM deve cortar os custos do trabalho por hora nos EUA para 5 bilhões de dólares em 2010, ante os 7,6 bilhões de dólares de 2008. * A previsão é de que, com essas medidas, os custos estruturais da GM na América do Norte caiam 25 por cento: de 30,8 bilhões de dólares em 2008 para 23,3 bilhões de dólares em 2010. (Reportagem de Soyoung Kim)