PUBLICIDADE

Publicidade

Tomate lidera alta dos alimentos em março

Produto que já foi considerado o 'vilão da inflação' em 2013 subiu mais de 28%, segudno o IPCA-15; veja as 10 maiores altas dos alimentos

Atualização:

SÃO PAULO - "Vilão da inflação" em 2013, o tomate voltou a se destacar entre as altas de março. Segundo a prévia da inflação deste mês, o preço do tomate ficou 28,5% mais caro. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - 15 (IPCA-15) foi divulgado na manhã desta sexta-feira, 21, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

PUBLICIDADE

O grupo alimentação e bebidas foi uma das principais contribuições para a alta do IPCA-15 de 0,73%. Os preços que haviam subido 0,52% em fevereiro registraram avanço de 1,11% em março. O grupo teve contribuição de 0,27 ponto porcentual na inflação total.

Segundo o IBGE, na região metropolitana de Porto Alegre, o grupo alimentação e bebidas aumentou 1,85%, seguida das regiões metropolitanas de São Paulo (1,44%) e Curitiba (1,42%). Os resultados mais baixos foram registrados em Recife (0,17%) e Salvador (0,13%).

Além do tomate, muitas verduras e frutas apareceram entre as maiores altas no mês. A alface, por exemplo, subiu mais de 16% no período.

Preocupado com a alta dos alimentos, o governo prepara medidas para aliviar a inflação. Em reunião prevista para terça-feira, a câmara técnica do Conselho Interministerial de Estoques Públicos de Alimentos (Ciep) determinará a venda de estoques de milho para abastecer algumas regiões, sobretudo o Nordeste, e discutirá ações em alimentos básicos, como o feijão, afetado pelo clima nas principais áreas produtoras do País.

Piadas. No ano passado, o preço do tomate avançou tanto que virou "artigo de luxo" no prato do brasileiro. Vários internautas brincaram com a alta do produto compartilhando piadas pela internet. Foi até lançado uma paródia do programa Minha Casa, Minha Vida, adaptado para "Meu tomate, Minha vida".

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.