Em ação inédita que cria um novo negócio para a marca, a Volkswagen do Brasil lançou nesta segunda-feira, 11, uma plataforma global de cards colecionáveis em NFTs, que começam com as icônicas versões do Gol GT emodelos que mesclam futurismo e carros conceito.
Essa primeira série terá 23 cards com modelos do Gol esportivo e 45 de esboços de modelos consagrados da marca. Um pacote com três cards custa R$ 50 e o de cinco sai por R$ 75. Podem ser pagos com cartão de crédito, Pix e criptomoedas. Outras séries serão lançadas gradualmente.
A NFT é a sigla em inglês para Non-Fungible Token, ou token não fungível. Trata-se de um item registrado em blockchain, o que garante sua autenticidade e torna esse item único, sem nenhum outro equivalente, como uma obra de arte.
Lá fora, especialmente nos Estados Unidos, as NFTs estão atraindo compradores de diversos produtos, de quadrosa bebidas, vestuário e produtos esportivos de marcas importantes e luxuosas, inclusive como investimento – por serem produtos únicos, é esperado que no futuro tenham valorização de preços.
No mercado brasileiro as empresas ainda estão entrando no segmento de “maneira tímida” e, no setor automotivo local e global a Volkswagen é pioneira em plataforma de NFTs, afirma Fábio Rabelo, responsável pela área de Digitalização e Novos Modelos de Negócio da Volkswagen América Latina.
“Não se trata de um negócio (em termos financeiros), mas de trazer valor para a marca e atender clientes e fãs que, diariamente, nos pedem fotos e itens relacionados a nossos produtos”, diz. Segundo ele, nos 20 minutos de apresentação on line da plataforma houve 2 mil acessos. Em uma hora foram vendidos 130 pacotes de “figurinhas”.
Leilão de cards únicos
Chamada de Digital Garage VW, a plataforma foi nascido e desenvolvida no País para a América Latina em parceira com a OnePercent, startup brasileira referência em blockchain, especializada em criação de NFTs e aplicação da tecnologia para rastreabilidade de produtos.
O foco são consumidores brasileiros e de outros países da região, mas como é aberta, pessoas de todo o mundo terão acesso aos cards colecionáveis. Os colecionadores poderão fazer trocas de peças repetidas na própria plataforma.
Rabelo informa que em breve a montadora lançará um leilão de cartões “únicos”. A criação dos desenhos está sob comando de José Carlos Pavone, chefe de Design da Volkswagen América Latina.
A empresa também pretende desenvolver, no futuro, ações combinadas entre o modelo físico de vendas e o digital, por exemplo, oferecer algum item para quem compra os cartões, ou o contrário.
Outras marcas do grupo, como Audi e Porsche também poderão participar da plataforma. Rabelo informa ainda que todos os cards são carbono neutro, por meio de créditos.
Correções
O nome da startup parceira da VW foi grafado errado. O correto é OnePercent, já corrigido no texto
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.