PUBLICIDADE

Naan e chocolate

No mês passado, escrevi de Interlaken, na Suíça, a respeito do grande número de indianos que encontrei por lá. Ocorre que a razão é mais séria do que poderia imaginar:

PUBLICIDADE

Por Paul Krugman (The New York Times)
Atualização:

Durante anos, produtores e realizadores de Bollywood escolheram o ambiente intocado da Suíça para os seus filmes. O maior cineasta de Bollywood, Yash Chopra, romântico declarado, faz questão de incluir em quase todos os seus filmes cenas feitas em locações nas montanhas desse país alpino, ao redor de seus lagos serenos e em suas encantadoras cidades e cidadezinhas para transmitir um ideal de nova vida, felicidade e tranquilidade.

PUBLICIDADE

Com isso, eles conseguiram despertar uma enorme curiosidade por tudo o que é suíço em gerações de indianos de classe média, que agora ganham o bastante para viajar e vir aqui atrás dos seus sonhos.

A propósito, não vejo por que achar graça no fato de os indianos desejarem visitar os lugares que foram mostrados em filmes. Anos atrás, eu e Robin fizemos uma viagem de bicicleta pela região austríaca do lago (que recomendo), e em toda parte por onde íamos a história real e o filme A noviça rebelde se misturavam inextricavelmente: foi aqui que o imperador Franz Josef hospedou a sua amante, e aqui que Maria se casou. (Havia também centenas de turistas chineses - será que o filme é tão conhecido na China?)

E há ainda os tours da Família Soprano, inclusive o clube Bada Bing. Alguma coisa contra?

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.