PIS/Pasep: 1º lote do abono será pago no dia 17; veja quem recebe e calendário

Abono salarial é destinado a trabalhadores que atuaram formalmente por no mínimo 30 dias em 2023 com remuneração de até dois salários mínimos

PUBLICIDADE

Atualização:

Os pagamentos do abono salarial PIS/Pasep começam na próxima segunda-feira, dia 17 de fevereiro, para aqueles nascidos em janeiro. Desde o último dia 5, os trabalhadores podem verificar se têm direito ao benefício pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.

PUBLICIDADE

O abono salarial é destinado a trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos que atuaram formalmente por, no mínimo, 30 dias no ano-base de 2023, com remuneração de até dois salários mínimos (R$ 2.640,00).

Para ter direito ao benefício, é necessário estar inscrito no programa há pelo menos cinco anos e que o empregador tenha informado corretamente os dados na Relação Anual de Informações Sociais até 15 de maio de 2024 ou no eSocial até 19 de agosto de 2024. Caso as informações tenham sido enviadas após essas datas, o benefício será pago no próximo exercício. O valor do benefício varia de acordo com a quantidade de meses trabalhados no ano-base e o valor máximo é de um salário mínimo.

Abono salarial é um benefício para trabalhadores formais que ganham até 2 salários mínimos  Foto: JF DIORIO /ESTADÃO

Confira o calendário de pagamento do abono salarial em 2025 de acordo com o mês de nascimento:

Janeiro: 17 de fevereiro

Publicidade

Fevereiro: 17 de março

Março e abril: 15 de abril

Maio e junho: 15 de maio

Julho e agosto: 16 de junho

Publicidade

Setembro e outubro: 15 de julho

Novembro e dezembro: 15 de agosto

Como consultar?

Para consultar o abono salarial pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, o trabalhador deve acessar a aba “Benefícios”, selecionar “Abono Salarial” e clicar em “Pagamentos” para verificar o valor, a data e o banco de recebimento.

A consulta também pode ser feita também pelo portal GOV.BR ou pelo telefone 158, com atendimento gratuito das 7h às 22h, de segunda a sábado, exceto feriados. É possível ainda comparecer a uma unidade das Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego no estado.

Publicidade