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Opinião | Oscar e impacto: muito além da estatueta

Neste ano, há um interesse descomunal pelo Oscar por causa da destacada participação brasileira; filmes são um recurso didático poderoso para estimular reflexões sobre temas atuais e relevantes

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Por Marisa Eboli
Atualização:

Estamos em clima de Oscar e neste ano de 2025 com um sabor superespecial pelo fato de o filme “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, concorrer em três categorias de premiação: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz.

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O longa levou o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza e garantiu o Globo de Ouro de Atriz de Drama para Fernanda Torres. Até o momento já ganhou mais de 30 prêmios, desde que começou a percorrer o circuito de festivais no ano passado.

Neste ano, há um interesse descomunal pelo Oscar justamente por causa da destacada participação brasileira. A 97ª cerimônia de entrega do Oscar, prêmio de maior prestígio no cinema internacional, será realizada, como de costume, no Teatro Dolby, em Los Angeles (Califórnia, EUA), no dia 2 de março de 2025.

Fernanda Torres em cena do filme Ainda Estou Aqui Foto: Alile Dara Onawale/Divulgação

Filmes são um recurso didático poderoso para estimular reflexões sobre temas atuais e relevantes, de maneira séria, envolvente e emocionante. Também alavancam competências nas pessoas, ampliando sua capacidade crítica, analítica, estética e até filosófica.

Há anos eu tenho enfatizado que, no âmbito da educação corporativa, atividades que envolvam bons filmes de circuito comercial - em cursos, debates, workshops e seminários - tendem a se tornar mais ricas na medida em que recorram aos princípios das metodologias ativas e da “sala de aula invertida”. Minhas experiências no projeto Cine & Gestão, desenvolvido na FIA Business School, em parceria com o Prof. Sérgio Rizzo, sugerem que esses parâmetros contribuem para a ampliação da habilidade do espectador em articular sua compreensão da obra com seu próprio mundo. Por esse motivo, nessas atividades, não oferecemos informações prévias sobre os filmes nem sugerimos um “roteiro de leitura”. O que importa é o impacto emocional e intelectual provocado pelos filmes. E aprendemos pelo emocional...

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E isto pode ser amplamente observado nas diversas tramas e personagens dos dez filmes indicados à categoria de Melhor Filme ao Oscar 2025: “A Substância”, “Ainda Estou Aqui”, “Anora”, “Conclave”, “Duna: Parte II”, “Emilia Pérez”, “Nickel Boys”, “O Brutalista”, “Um Completo Desconhecido” e “Wicked”.

Confesso que dos dez filmes não consegui assistir a dois, “Nickel Boys” e “Um Completo Desconhecido”, porque ainda não estrearam aqui em São Paulo. Vi praticamente tudo que estava disponível nas salas de cinema e em streaming; fiz minha lição de casa com relação aos indicados em todas as categorias e posso garantir que há um material muito rico que eu dividiria na tradicional classificação de três níveis de comportamentos: do indivíduo, do grupo e da organização/sociedade.

Vejamos, sem dar spoiler é claro, alguns temas que podem ser trabalhados nos dois filmes com maior número de indicações: “Emilia Pérez” (13) e “O Brutalista” (10).

“Emilia Pérez” fornece discussões sérias e profundas sobre carreira e ambição, conflitos pessoais, diversidade, escolhas pessoais, possibilidades e consequências, ética e legalidade, identidade, dentre outros, tendo maior ênfase em questões pertinentes no contexto do indivíduo e do grupo.

Já em “O Brutalista” embora estejam presentes vários temas da esfera individual, tais como ambição e cobiça, carreira, significado do trabalho, inteligência emocional, resiliência e saúde mental e reconstrução de vida, a tônica da narrativa recai na crítica social, na experiência e desafios enfrentados pelos imigrantes, no retrato de um país cruel e racista, nas relações e condições de trabalho, nas diferenças culturais e relações de poder.

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Enfim, todos esses dez filmes são valiosas ferramentas artísticas para trabalhar temáticas importantes no universo da educação corporativa nesses três grandes blocos que permitem a compreensão do comportamento humano:

INDIVÍDUO

• Ambições, carreira, trabalho, motivação, propósito

• Autoconhecimento, autodescoberta, mudança e transformação

• Emoções e sentimentos

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• Equilíbrio corpo e mente

• Escolhas pessoais, possibilidades e consequências

• Identidade

• Saúde mental, traumas e resiliência

• Vida pessoal e profissional

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GRUPO

• Aceitação das diferenças, diversidade e inclusão

• Amizade e empatia

• Gestão de conflitos

• Etarismo

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• Papel do líder e liderança

• Preconceito

• Solidariedade

• Tolerância

ORGANIZAÇÃO, SOCIEDADE

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• Articulações, tensões políticas e religiosas

• Consciência de classes

• Crítica e desigualdade social

• Cultura organizacional e transformação cultural

• Ética e legalidade

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• Poder, estruturas, corrupção e disputas políticas

• Relações e condições de trabalho

• Valores, crenças e princípios

Sem dúvida, estes filmes com histórias e narrativas tão diversas estimulam questionamentos importantes e se esforçam para gerar impacto na sociedade sobre assuntos urgentes que temos presenciado no ambiente corporativo e de modo geral no mundo.

Vale a pena conferir. E continuar na torcida!

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E você, para qual deles daria o Oscar de Melhor Filme?

Opinião por Marisa Eboli

É Doutora em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP e Especialista em Educação Corporativa. É Professora de Graduação e do Mestrado Profissional na FIA Business School.

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