Notícia e análise, sem fronteiras

Commodities dão trégua à onda negativa no Brasil, diz FT

Produção no campo é uma boa notícia em meio a diversos indicadores negativos

PUBLICIDADE

Publicidade
Atualização:

O mercado de commodities "deu uma trégua" à onda de notícias negativas sobre a economia brasileira, opinou a jornalista do Financial Times Samantha Pearson no blog BeyondBrics.

PUBLICIDADE

Os produtores de soja venderam 96% da safra atual, muito acima dos 76% registrados um ano atrás. Ainda, uma seca nos Estados Unidos puxou os preços para cima, atingindo um nível recorde. Na produção de milho, a expectativa é de que as exportações cheguem ao nível mais alto da história por causa do aumento da demanda na China.

As boas notícias vindas da zona rural ocorrem em um momento em que a expectativa da maior parte dos analistas sobre a economia brasileira deteriora-se. Pela primeira vez neste ano, pesquisa semanal do Banco Central com instituições financeiras do País mostra que ao menos metade delas prevê que o PIB (produto interno bruto) cresça menos de 2% em 2012. Também o FMI (Fundo Monetário Internacional) reduziu, de 3,1% para 2,5%, sua projeção para esse mesmo indicador.

O setor industrial, especificamente, tem caminhado para trás. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a produção da indústria voltou ao nível de 2007.

Comentários

Os comentários são exclusivos para cadastrados.