GM criou o Volt, o carro do ano, mas depois investiu em um projeto independente de construir uma bateria melhor para o veículo elétrico Foto: Divulgação
O setor privado dos Estados Unidos, incluindo companhiascomo a General Motors, está investindo milhões de dólares em projetos de inovação na área de energia limpa, como relata uma reportagem do ?
?. Algumas empresas investem há tempos em energia, mas a novidade trazida pelo jornal é o caso de seis projetos que receberam incentivo do governo porque eram considerados ?radicas ou incipientes demais? para atrair capital privado. A participação das empresas nesses projetos acabou sendo bem maior (em alguns casos, quatro vezes maior) do que o incentivo público. A empresa Envia Systems, por exemplo, se propôs a desenvolver um dispositivo permitindo que as baterias armazenassem duas vezes mais energia que as do Chevrolet Volt, veículo elétrico que ganhou o prêmio de Carro do Ano no Salão do Automóvel de Detroit. Após receber do governo US$ 4 milhões para concretizar o projeto, a pequena Envia Systems captou mais US$ 17 milhões de empresas privadas, incluindo a própria GM, agora interessada na invenção.