Notícia e análise, sem fronteiras

Ação de banco europeu sobe até 17% após limite à especulação

Proibições de operações de curto prazo aliviam setor financeiro, diz site

PUBLICIDADE

Atualização:

A suspensão de operações de venda e compra imediata de ações na França, Itália, Bélgica e Espanha "tranquilizou", com o objetivo de conter as especulações em cima do setor financeiro, foi um "alívio" para os bancos desses países, segundo o "Financial Times".

PUBLICIDADE

As ações do banco francês Société Générale, que segundo o site do "FT" foram as que mais caíram na semana, entre as instituições financeiras europeias, subiam 4% por volta das 12h (de Brasília).

Os papéis mais beneficiados pela restrição às especulações foram os do banco belga Dexia, com alta de 17% no mesmo horário. Enquanto isso, a bolsa de Paris subia 4%, a de Londres, 3%, e a de Nova York, 1,6%.

O objetivo da medida tomada por esses quatro países é restringir os benefícios que poderiam ser obtidos com falsos rumores sobre os bancos, segundo os órgãos reguladores.

Mesmo assim, analistas ouvidos pelo "FT" criticaram essa restrição aos investidores. "Foi a pior coisa que podia ser feita neste momento. A medida pode ser vista como um sinal de que algo fundamentalmente ruim está acontecendo", afirmou Abraham Lioui,professor na escola de negócios francesa Edhec.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para cadastrados.