1984: clássico comercial da Apple para o Macintosh faz 30 anos

Há 30 anos a Apple anunciava o lançamento do Macintosh com uma propaganda que foi veiculada somente uma vez na televisão - e se tornou um clássico.

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Por Mariana Congo
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O vídeo de um minuto foi dirigido por Ridley Scott e apresentado durante o intervalo comercial do Super Bowl XVIII (liga de futebol americano) em 22 de janeiro de 1984.

A propaganda fazia referência ao livro 1984, de George Orwell. A narrativa da obra lançada em 1949 se passa em uma sociedade governada por um Estado totalitário e vigilante, onde não há individualidade.

Em alusão ao livro, o comercial mostra uma jovem destruindo com uma marreta uma grande tela na qual o Grande Irmão (personagem de 1984) discursa para uma plateia inerte. Após a destruição, a plateia fica boquiaberta. Na sequência, o letreiro e o narrador dizem "Em 24 de janeiro, Apple Computer apresentará Macintosh. E você verá porque 1984 não será como 1984".

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Dois dias depois, Steve Jobs subiria ao palco para apresentar o Mac oficialmente. A máquina se tornou o primeiro computador pessoal popular e fez a empresa da maçã recuperar mercado frente à concorrente IBM. Apesar de visar o preço de US$ 500, o Mac chegou ao mercado custando US$ 2,5 mil.

Segundo a revista Macworld, a Apple vendeu 250 mil unidades do Mac durante o ano de 1984. O sucesso do Mac compensou as experiências fracassadas anteriores, como o computador Lisa. Lançado de 1983, o Lisa consumiu US$ 150 milhões durante seu desenvolvimento, mas vendeu somente 10 mil unidades.

 Foto: Estadão

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Super Bowl 2014. No dia 2 de fevereiro o Super Bowl XLVIII mostrará o confronto entre Denver Broncos e Seattle Seahawks. O preço médio do intervalo comercial (para cada 30 segundos) é de US$ 4 milhões, segundo o site AdAge. Considerando os preços de hoje, a transmissão do famoso comercial 1984 custaria algo em torno de US$ 8 milhões à Apple.