O vídeo de um minuto foi dirigido por Ridley Scott e apresentado durante o intervalo comercial do Super Bowl XVIII (liga de futebol americano) em 22 de janeiro de 1984.
A propaganda fazia referência ao livro 1984, de George Orwell. A narrativa da obra lançada em 1949 se passa em uma sociedade governada por um Estado totalitário e vigilante, onde não há individualidade.
Em alusão ao livro, o comercial mostra uma jovem destruindo com uma marreta uma grande tela na qual o Grande Irmão (personagem de 1984) discursa para uma plateia inerte. Após a destruição, a plateia fica boquiaberta. Na sequência, o letreiro e o narrador dizem "Em 24 de janeiro, Apple Computer apresentará Macintosh. E você verá porque 1984 não será como 1984".
//www.youtube.com/embed/8UZV7PDt8Lw
Dois dias depois, Steve Jobs subiria ao palco para apresentar o Mac oficialmente. A máquina se tornou o primeiro computador pessoal popular e fez a empresa da maçã recuperar mercado frente à concorrente IBM. Apesar de visar o preço de US$ 500, o Mac chegou ao mercado custando US$ 2,5 mil.
Segundo a revista Macworld, a Apple vendeu 250 mil unidades do Mac durante o ano de 1984. O sucesso do Mac compensou as experiências fracassadas anteriores, como o computador Lisa. Lançado de 1983, o Lisa consumiu US$ 150 milhões durante seu desenvolvimento, mas vendeu somente 10 mil unidades.
:quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/TWKNBPRADNKSFLH2GKF5YQA7BE.jpg 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/I5AehZL-5LfJ7zRnjvCO2OhNnyY=/768x0/filters:format(jpg):quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/TWKNBPRADNKSFLH2GKF5YQA7BE.jpg 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/rXYGB3LiSF9ByBHJ3ghRZE6YfT0=/936x0/filters:format(jpg):quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/TWKNBPRADNKSFLH2GKF5YQA7BE.jpg 1322w)
Super Bowl 2014. No dia 2 de fevereiro o Super Bowl XLVIII mostrará o confronto entre Denver Broncos e Seattle Seahawks. O preço médio do intervalo comercial (para cada 30 segundos) é de US$ 4 milhões, segundo o site AdAge. Considerando os preços de hoje, a transmissão do famoso comercial 1984 custaria algo em torno de US$ 8 milhões à Apple.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.
Notícias em alta | Economia
Veja mais em economia