Terceiro vídeo da série 'Perdi meu amor na balada' revela que campanha foi promovida por fabricante de celulares
O primeiro vídeo de Daniel Alcantara, um rapaz desesperado em busca de um amor que conheceu na balada, foi visto quase 800 mil vezes desde que foi ao ar, no dia 10 de julho (veja abaixo). "Foi amor à primeira vista. Não acreditava nisso, mas aconteceu", dizia ele. O nome da garota era Fernanda, e isso era tudo o que ele sabia dela. Daniel lançou a campanha "Perdi meu amor na balada" até no Facebook, com o retrato falado da moça.
Logo, surgiram hipóteses de que a história não parecia verdadeira -- depois de vários veículos de comunicação noticiarem o caso. Alguns apontaram como responsável o segundachance.com, um site para econtrar "pessoas com as quais houve momento de química e troca". Isso porque em muitos lugares em que o vídeo foi comentado havia alguém recomendando o site a Daniel.
Mas o site desmentiu, e a dúvida permanecia. Outro vídeo, publicado na sexta-feira, mostrava o rapaz com um buquê de rosas vermelhas na mão em frente ao suposto local de trabalho de Fernanda. Não havia ninguém com esse nome lá. No terceiro vídeo, publicado nesta terça-feira, 17, ele encontra a garota. E o autor da campanha (de marketing) é revelado: Nokia.
A campanha viral foi uma jogada da fabricante de celulares para o smartphone 808 Pure View, um aparelho que surpreendeu quem esteve no Mobile World Congress, em Barcelona, por sua câmera, com sensor de 41 megapixels. A lente do aparelho, como conta o nosso Homem-Objeto, vem com a conhecida grife Carl Zeiss.
No último filme, um amigo (dono de um 808 Pure View) envia a Daniel um vídeo em que mostra uma foto tirada na balada. Daniel aparece ao fundo, recebendo o número de telefone de Fernanda num guardanapo (o qual ele havia perdido). Ou seja, o número só pôde ser visto graças ao potente zoom do celular.
A diretora de marketing da Nokia, Flávia Molina, conta que o primeiro vídeo foi visto 500 mil vezes em 24 horas. Apesar de a campanha ter tido um alcance signifcativo para a fabricante de celulares, alguns usuários de redes sociais que acompanharam o caso se mostram decepcionados com o fato de a história ser ficção e o amor de Daniel não ser realidade.
"Sabíamos que se tratava de uma campanha ousada. Há pessoas frustradas, porque estão doidas para ver histórias de amor como essa. E há outras parabenizando a Nokia", diz Flávia. Nos bastidores, dizem, segundo ela, que Daniel e Fernanda marcaram um jantar. Eles não são atores profissionais e levam o mesmo nome na vida real.
A Nokia enfrenta atualmente uma competição acirrada no mercado de smartphones com Apple e Samsung.
Primeiro vídeo da campanha 'Perdi meu amor na balada':
Segundo vídeo da campanha 'Perdi meu amor na balada':
Atualizado às 21h09