Como conquistar a atenção dos colegas em uma apresentação no trabalho? Veja vídeo com dicas

O professor de oratória Reinaldo Polito diz que é essencial despertar o interesse dos ouvintes logo nos primeiros minutos

PUBLICIDADE

Foto do author Geovanna  Hora

Atrair a atenção das pessoas em uma apresentação não é fácil, especialmente se o discurso for longo. Para garantir que os ouvintes estejam focados, é fundamental despertar o interesse deles logo nos primeiros minutos.

PUBLICIDADE

Mas qual o melhor caminho para chamar a atenção do público?

Em vídeo de quatro minutos, Reinaldo Polito, mestre em Ciências da Comunicação, professor de oratória dos cursos de pós-graduação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e autor de 37 livros, com mais de 1,5 milhão de exemplares vendidos, dá dicas sobre o tema.

O material é parte da série Educação Executiva, do Estadão.

Publicidade

Confira os principais destaques do vídeo:

  • Para ter sucesso em uma apresentação, é importante conquistar o foco do público logo no início. Se as pessoas estiverem interessadas desde o começo, é mais fácil garantir que elas ouçam a reunião inteira.
  • Uma estratégia é apontar nos primeiros minutos quais serão os benefícios que a reunião trará para os ouvintes, seja mais segurança no trabalho, prestígio ou dinheiro, por exemplo.
  • Antes de falar dos benefícios, o orador precisa entender quais são os interesses do público. Falar sobre estabilidade e segurança para quem busca rentabilidade pode não ter o efeito desejado. Estude os ouvintes e escolha pontos positivos pelos quais eles se interessam.
  • Outra tática que ajuda a atrair a atenção é contar uma história curta e inédita, que esteja relacionada ao assunto central da reunião. As pessoas passam a acompanhar a narrativa e entram no clima da apresentação.

Quer saber como conquistar a atenção do público na apresentação? Assista ao vídeo completo:

Comentários

Os comentários são exclusivos para cadastrados.