Atrair a atenção das pessoas em uma apresentação não é fácil, especialmente se o discurso for longo. Para garantir que os ouvintes estejam focados, é fundamental despertar o interesse deles logo nos primeiros minutos.
Mas qual o melhor caminho para chamar a atenção do público?
Em vídeo de quatro minutos, Reinaldo Polito, mestre em Ciências da Comunicação, professor de oratória dos cursos de pós-graduação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e autor de 37 livros, com mais de 1,5 milhão de exemplares vendidos, dá dicas sobre o tema.
O material é parte da série Educação Executiva, do Estadão.
Confira os principais destaques do vídeo:
- Para ter sucesso em uma apresentação, é importante conquistar o foco do público logo no início. Se as pessoas estiverem interessadas desde o começo, é mais fácil garantir que elas ouçam a reunião inteira.
- Uma estratégia é apontar nos primeiros minutos quais serão os benefícios que a reunião trará para os ouvintes, seja mais segurança no trabalho, prestígio ou dinheiro, por exemplo.
- Antes de falar dos benefícios, o orador precisa entender quais são os interesses do público. Falar sobre estabilidade e segurança para quem busca rentabilidade pode não ter o efeito desejado. Estude os ouvintes e escolha pontos positivos pelos quais eles se interessam.
- Outra tática que ajuda a atrair a atenção é contar uma história curta e inédita, que esteja relacionada ao assunto central da reunião. As pessoas passam a acompanhar a narrativa e entram no clima da apresentação.
Quer saber como conquistar a atenção do público na apresentação? Assista ao vídeo completo: