O McDonald"s perdeu o posto de maior rede de lanchonetes do mundo para a Subway. No final do ano passado, a Subway contava com 33.749 unidades, enquanto o McDonald"s tinha 32.737. "Passamos (o McDonald"s) em certo momento de 2010. Há um ano estávamos ligeiramente atrás", disse Les Winograd, porta-voz do Subway.A corrida pelo domínio global por parte das redes americanas é importante para uma indústria que está saturada nos Estados Unidos. O elevado desemprego e a incerteza econômica abalaram a indústria de restaurantes americana e as redes têm olhado cada vez mais para o exterior, particularmente na Ásia. A rede Starbucks divulgou recentemente planos para triplicar o número de unidades na China, por exemplo. A Dunkin"Brands, controladora da Dunkin"Donuts e da Baskin Robbins, pretende abrir várias unidades na China nos próximos anos, assim como suas primeiras lojas no Vietnã em 18 meses. A Subway já abriu mil locais de venda na Ásia, incluindo a primeira no Vietnã.A Subway, que abriu seu primeiro ponto de venda internacional no Bahrein, tem conseguido manter um ritmo rápido de crescimento com a abertura de lanchonetes em locais pouco tradicionais, como um showroom de automóveis na Califórnia, uma loja de eletrodomésticos no Brasil, um barco na Alemanha, um zoológico em Taiwan e até em uma igreja em Buffalo, em Nova York. Enquanto quase 20% dos restaurantes do McDonald"s são de propriedade direta da marca e o resto corresponde a franquias, o Subway é gerido apenas com franquias.O McDonald"s, criado em 1955 nos subúrbios de Chicago, está presente em 117 países, ante 95 do Subway. Além disso, o McDonald"s supera seu concorrente em relação ao volume de negócios: US$ 24,075 bilhões em 2010, ante US$ 15,002 bilhões da Subway. Fundada em 1965 em Bridgeport, Connecticut, no nordeste dos Estados Unidos, a rede Subway construiu seu sucesso por meio dos seus sanduíches de 15 cm e 30 cm.Vendas. Ontem, o McDonald"s informou que suas vendas em fevereiro tiveram aumento de 3,9% em todo o mundo nos estabelecimentos abertos há mais de um ano, sustentadas pela maior demanda global. Nos Estados Unidos, esse crescimento foi de 2,7%, baseado na procura por cafés da manhã e bebidas do McCafé. Na Europa, o aumento foi de 5,1%, sustentado pelas fortes vendas na França, Reino Unido e Rússia. A receita total da rede em fevereiro teve crescimento de 8,1%. / DOW JONES NEWSWIRES E AFP