Em 22 de janeiro de 1996, em uma matéria discreta na página D7, o The New York Times anunciou o lançamento público de seu site.
“O The New York Times começa a ser publicado diariamente na World Wide Web hoje, oferecendo aos leitores ao redor do mundo acesso imediato à maior parte do conteúdo do jornal impresso”, afirmou a matéria , escrita por Peter H. Lewis. “O jornal eletrônico (endereço: http://www.nytimes.com) faz parte de uma estratégia para expandir o público do Times.” Lewis já havia sido dono desse mesmo domínio.

Uma decisão “míope”
Em 1985, os editores do Times A.M. Rosenthal e Arthur Gelb reuniram uma equipe, incluindo Lewis, para trabalhar em um projeto chamado The New York Times no Ano 2000. Nesta semana, Lewis compartilhou detalhes sobre o projeto e seu trabalho no Times em um e-mail, que serviu de base para este relato.
Na época editor da seção de Ciência e colunista de computadores pessoais, Lewis lembrou que previu que, no novo milênio, os artigos do New York Times seriam lidos em telas de computadores pessoais, no ciberespaço. “Lembro-me de Artie me dispensando com um gesto de mão”, escreveu Lewis sobre Gelb. Anos depois, o editor Bill Stockton, que segundo Lewis era um defensor da cobertura de ciência e tecnologia, designou Lewis para cobrir a “ascensão da internet”.
Em determinado momento, “pedi permissão para registrar um domínio na web para o Times e me disseram não”, escreveu Lewis no e-mail. “Alguns de nós achamos essa decisão míope”.
Outro repórter, John Markoff, que ingressou no Times em 1988 para cobrir redes de computadores, registrou o domínio nyt.com algum tempo depois de assumir o cargo. (Ele o usava para e-mails; não criou um site no domínio, então quem tentava acessá-lo recebia uma mensagem de erro.) Já Lewis adquiriu o nytimes.com entre o final de 1993 e o início de 1994.
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The New York Times in Cyberspace
Em meados de 1995, Lewis recebeu uma ligação de Gordon Thompson, gerente de serviços de internet do Times, informando que o jornal queria entrar no ar como The New York Times in Cyberspace e precisava do domínio nytimes.com, que venceu as discussões internas sobre qual URL usar — derrotando o nyt.com, registrado por Markoff. (Segundo Markoff, o Times acreditava que a URL de três letras poderia ser confundida com o endereço da New York Telephone.)
Em um e-mail na sexta-feira, Markoff explicou que havia registrado o domínio nyt.com antes da existência de taxas de registro. Já Lewis pagou uma taxa de US$ 35 para registrar nytimes.com. Ele disse que ficou feliz em transferir o domínio para o Times — desde que fosse reembolsado. Ele então cedeu a propriedade da URL ao jornal, que ativou o site em 19 de janeiro de 1996, a partir do edifício Hippodrome, em Manhattan. Alguns dias depois, o site estava no ar para o mundo. Lewis não esteve envolvido no lançamento, embora tenha feito a cobertura do evento para o jornal.
Como Markoff escreveu em 2017, ele acabou entregando o nyt.com, com a condição de que pudesse manter seu e-mail markoff@nyt.com, o que conseguiu até 2016. Hoje, ambos os domínios direcionam os leitores para a página inicial do Times.
Mas há um problema: Lewis disse que nunca recebeu seu reembolso de US$ 35. Estamos resolvendo isso.
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