O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou neste domingo, 9, uma proclamação que altera o nome do Golfo do México para “Golfo da América”.
A medida determina mudança na nomenclatura em todos os mapas do governo, mas outros países não são obrigados a seguir a determinação.

O documento foi assinado a bordo do Air Force One, o avião da presidência, enquanto a aeronave sobrevoava o golfo , a caminho de Nova Orleans para o Super Bowl.
A intenção de trocar o nome já havia sido anunciada pelo republicano antes mesmo da posse, no mês passado. No primeiro discurso de Trump ao assumir a Casa Branca, a ex-primeira-dama Hillary Clinton foi flagrada rindo quando o republicano mencionou a mudança de nome.
O termo Golfo do México aparece pela primeira vez em mapas de exploradores espanhóis, antes mesmo da fundação dos EUA.
No final de janeiro, o Google anunciou a mudança do nome do Golfo do México para Golfo da América no Google Maps para usuários nos Estados Unidos. “Temos uma prática de longa data de aplicar mudanças de nomes quando elas são atualizadas em fontes oficiais do governo”, afirmou a big tech em uma de suas contas oficiais no X.
A mudança foi determinada por ordem executiva de Trumpe, à época, ainda dependia de atualização no Sistema de Informações sobre Nomes Geográficos (GNIS, na sigla em inglês) para entrar oficialmente em vigor.