LIMA - Oito veleiros do Brasil, Argentina, Equador, México e Venezuela chegaram à costa de Lima, no Peru, para a exibição 'Velas Latino-americanas', programada para este fim de semana.O navio brasileiro é a fragata Cisne Branco, da Marinha, que desempenha funções diplomáticas e de relações públicas em eventos náuticos e também funciona como navio-escola.
A Argentina mandou a fragata ARA 'Libertad' e o catamarã 'Ice Lady Patagonia II'. O Chile participa com o bergantine 'Esmeralda' e a Colômbia com o ARC 'Gloria'. A Venezuela será representada pelo 'Simón Bolívar'. Já Equador e México enviaram os barcos-escola 'Guayas' e 'Cuauhtémoc'.A Marinha de Guerra do Peru abriu inscrições pela internet para os interessados em visitar os veleiros e mais de 1,5 mil soldados vão se encarregar da segurança durante o evento.
Em fevereiro as embarcações partiram do Brasil, passando pelo Uruguai, Argentina e Chile. Do Peru elas devem seguir para o Equador, Colômbia, Venezuela, República Dominicana e, por fim, México.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.