A educadora e especialista em estresse traumático Carolina Campos diz que a série Adolescência, da Netflix, traz discussões não só sobre as questões de masculinidade e cyberbullying, mas também sobre o universo dos adolescentes.
“Os jovens de hoje têm funcionamento muito diferente dos jovens que fomos. Uma educação tradicional, mais punitivista, autoritária, já não funciona. Os adolescentes dessa geração têm acesso a informações e entendem que terão limites e se sentirão mais empoderados na medida que tiverem uma educação mais respeitosa e que não apenas os culpe e jogue demanda”, afirma.
Ela sugere outras séries e filmes que podem ajudar as famílias a entenderem mais sobre a adolescência - e não necessariamente apenas discutindo o problema atual das redes sociais.

Para Carolina, as obras poderiam ser assistidas por pais, mães e filhos. “Algumas séries e filmes são feitos para adolescentes, mas estamos numa crise de comunicação muito grande. Se a gente não entrar no universo deles, não vai entender do que estão falando”, explica.
Leia também
“Essas obras ajudam a destravar um pouco o que jovens pensam e sentem”, afirma Carolina, consultora Unesco, braço das Nações Unidas para a Educação, na área de trauma e combate à violência no ambiente escolar.
A lista inclui:
- Anne com E - Netflix
Série canadense que conta a história de uma adolescente órfã, que tenta descobrir o seu lugar no mundo.
“Apesar de ser uma série de época, ajuda a gente a entender neurodivergência, questões indígenas, bullying, questões LGBT, temas muito atuais”, diz a especialista, diretora executiva do Vozes da Educação.
- Heartstopper - Netflix
Série britânica sobre dois adolescentes que lidam com dificuldades na vida escolar e amorosa.
“Fala do primeiro amor, da descoberta da sexualidade, tudo isso dentro de um ambiente com relações LGBT”, conta.
- Wicked - Amazon Prime e Apple TV
A obra concorreu ao Oscar de melhor filme em 2025 e ganhou as estatuetas por melhor design de produção e melhor figurino. Conta a história da Bruxa Má, do Mágico de Oz, durante a sua adolescência e tempos de escola.
“Um filme que também vai falar sobre bullying, sobre clima escolar, sobre professores que preferem um aluno em detrimento do outro e como isso pode afetar a autoestima”, afirma.

- The Mask you Live In e Silêncio dos Homens - YouTube
Ambos são documentários que falam sobre masculinidade e a pressão que a sociedade exerce sobre meninos.
“Traz adolescentes falando de como são obrigados a performar uma masculinidade e como isso faz com que a autoestima deles fique muito minada”, afirma.
Pesquisadores do Grupo de Estudos em Pesquisa de Educação Moral (Gepem), que discute convivência e conflitos escolares, e tem especialistas de diversas universidades públicas, indica ainda outras três obras:
- Em Defesa de Jacob - Apple TV
A série é sobre o uma família cujo filho adolescente é acusado de matar o colega de sala.
“O foco recai sobre as dinâmicas familiares e as vivências da juventude, destacando as dificuldades de comunicação entre pais e filhos e os efeitos que uma acusação pode provocar numa famiíia. Aborda tb aspectos da adolescência e a influencia das redes sociais”, diz Telma Vinha, coordenadora do Gepem.
- O Chat - A Sala Negra - Prime Vídeo
O filme fala de um jovem que criou um chat para adolescentes conversarem sobre seus problemas, mas o criador acaba por manipulá-los.
- Confiar - Prime Video e Apple TV
Com artistas famosos como Viola Davis e Clive Owen, o filme narra a história de uma adolescente que vive um abuso sexual online.