Tema muito presente na atualidade, a inteligência socioemocional demonstra a cada dia sua importância para que os indivíduos superem os complexos desafios de um mundo cada vez mais conectado e globalizado.
Com o aprendizado e o desenvolvimento de determinadas habilidades e competências, torna-se mais fácil reconhecer e administrar os diversos sentimentos.
E as escolas entram com um papel de destaque na formação das futuras gerações. Atualmente, é importante entender como a inteligência socioemocional se conecta com o desenvolvimento acadêmico do aluno, facilitando a construção de cidadãos mais preparados para encontrar soluções, até mesmo para problemas complexos do mundo.
É importante que as instituições acadêmicas adotem um método que desenvolva as habilidades e competências socioemocionais alinhadas com a metodologia de ensino, trabalhando com os estudantes os diferentes conceitos de forma prática em situações reais do dia a dia.
Mas será mesmo que isso é possível? Qual o caminho? Para responder estas e outras perguntas, é indispensável conhecer um pouco mais sobre o assunto. Vamos lá?
Inteligência socioemocional e a educação
Antes um tabu, cuidar da saúde mental se tornou sinônimo de qualidade de vida.
Nesse processo de construção de cidadãos mais equilibrados e alinhados com a nova realidade, a inteligência socioemocional aparece como uma ferramenta capaz de desenvolver determinadas habilidades e competências que fazem toda a diferença para a formação dos estudantes.
Esta visão começou a ganhar vida nos anos 1990, com o psicólogo Daniel Goleman, que trouxe o conceito para o debate com o lançamento do seu livro Inteligência Emocional.
Foi ele quem demonstrou a necessidade de desenvolver determinados métodos para permitir que o indivíduo consiga gerenciar e utilizar corretamente as emoções, gerando resultados positivos tanto nas relações pessoais quanto profissionais.
Esse olhar diferenciado permitiu que estudiosos e educadores compreendessem a importância e trabalhassem para conectar o assunto com a educação, aprimorando o desenvolvimento dos estudantes em diversos aspectos.
Inteligência socioemocional nas escolas
Aqui no Brasil, a educação socioemocional se conecta com todas as competências gerais pertencentes à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento normativo tanto para o ensino público quanto para o privado.
Consequentemente, todas as instituições de ensino do país se moldaram para trabalhar o tema com os estudantes.
Entre as abordagens adotadas, destaca-se o Laboratório Inteligência de Vida, mais conhecido como LIV. Na Escola Eleva, este programa faz parte de planejamento pedagógico bem estruturado e amplo, onde a inteligência socioemocional se faz presente em todo o programa.
A começar pela metodologia ativa e personalizada para a construção do pensamento analítico. Assim como no Laboratório de Inteligência de Vida e Public Speaking, assegurando um olhar intencional para o desenvolvimento global do estudante. O tema também se conecta com o incentivo ao esporte, liderança, confiança, disciplina, resiliência e colaboração por meio de Physical Education, Competitive Sports & Dance e After School Programmes.
Através de aulas regulares que ajudam a identificar e processar emoções em si e nos outros, o aluno desenvolve as habilidades socioemocionais em conjunto com o conhecimento acadêmico, aprendendo por meio de projetos e atividades de forma participativa em aulas práticas.
Esta combinação facilita a construção da identidade pessoal e cultural do aluno que, consequentemente, se conecta com facilidade e relevância em um mundo cada vez mais globalizado.
Com os resultados significativos conquistados, é possível dizer que a inteligência socioemocional auxilia na construção de uma sociedade capaz de respeitar e conviver com as particularidades de cada indivíduo, gerando benefícios para todos.
Quando corretamente trabalhadas, essas práticas contribuem para o sucesso acadêmico, profissional e pessoal do aluno, que possui as “ferramentas” certas para superar os desafios cotidianos cada vez mais complexos.
Em meio a todo esse processo, é importante lembrar que o desenvolvimento da inteligência socioemocional também possui seus obstáculos, principalmente, pela resistência da sociedade às mudanças. Por isso, é significativo que toda a comunidade escolar se envolva neste processo, assim como os pais, também é reservada a missão de buscar uma escola que adote uma metodologia realmente capaz de fazer a diferença na formação do estudante.
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