PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Blog dos colégios

Opinião|O que é um exame de proficiência? E como ele pode abrir portas para as pessoas?

Foto do author Cambridge English
Atualização:

Os exames de proficiência são exames aprofundados que podem tornar o aprendizado de inglês agradável, eficaz e gratificante. Se alguém deseja entrar numa universidade internacional ou desenvolver sua carreira, as qualificações internacionais darão a confiança necessária para atingir esses objetivos, já que essas qualificações são aceitas por milhares de instituições de ensino superior, empregadores e governos do mundo todo.

PUBLICIDADE

Entre os países mais procurados por brasileiros que desejam trabalhar, estudar e/ou morar fora, destacam-se aqueles que têm como idioma principal o inglês. De acordo com uma lista divulgada pela LCR Capital Partners, um programa de imigração, que tomou como base dados do Ministério das Relações Exteriores de 2021, entre os 10 países mais procurados por quem quer sair do Brasil, quatro deles usam o inglês como principal idioma. Eles são: Estados Unidos, Canadá, Austrália, Reino Unido e Irlanda.

Mas, para conseguir estudar e trabalhar nos países acima, alguns requisitos são necessários e o mais importante deles é: conseguir comprovar com sucesso que domina o inglês. Para isso, é preciso investir em uma maneira oficial de provar o nível de fluência no idioma e isso pode ser feito por meio de um certificado de proficiência. 

Pensando nisso, trouxemos tudo que uma pessoa precisa saber sobre os certificados de proficiência!

O que é um certificado de proficiência em inglês?

Publicidade

A palavra "proficiência" significa "pleno conhecimento sobre determinado assunto". Portanto, se alguém é proficiente em alguma área de conhecimento, significa que a pessoa tem total conhecimento sobre aquele determinado tópico. 

Portanto, um certificado de proficiência em inglês é um documento oficial que comprova o nível de conhecimento e uso do idioma. Para obter um certificado, uma pessoa precisa realizar um exame e alcançar a pontuação estipulada pela instituição especializada que oferece a qualificação. A avaliação irá examinar as quatro habilidades linguísticas fundamentais, que são: leitura, escrita, compreensão auditiva e expressão oral. 

A ideia do certificado é que o candidato mostre para a organização que solicitou o exame que domina o idioma de forma que seja capaz de acompanhar o dia a dia - seja ele profissional ou acadêmico - e desempenhar as funções sem falhas de comunicação.

A importância de um certificado de proficiência

Comprovar o seu nível de proficiência em inglês é uma das melhores formas de aprimorar o currículo e ter acesso a mais oportunidades profissionais e acadêmicas. A certificação, para aqueles que procuram oportunidades internacionais, é um requisito obrigatório, por exemplo.

Publicidade

Mas, não somente isso, abre portas para oportunidades que não são apenas internacionais. Aqui mesmo, no Brasil, um certificado reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) é um grande diferencial competitivo para conquistar vagas que têm salários mais altos e, até mesmo, cargos mais interessantes dentro de multinacionais.

Resumindo, é uma forma comprovada de alcançar um patamar profissional mais elevado, pois comprova que seu conhecimento é suficiente para enfrentar diferentes cenários nos quais o inglês é o idioma utilizado.

Como funciona a Qualificação de Proficiência?

As Qualificações de Proficiência em inglês que são aplicadas por Cambridge English e seus centros autorizados espalhados pelo país, para atender todos os brasileiros.

Para realizar a inscrição, não é necessário ter concluído um curso de inglês, nem ser fluente ou já ter um nível intermediário. Portanto, o estudo para o exame é independente, ou seja, feito por conta própria online, com professores particulares ou em um curso preparatório específico.

Publicidade

Todas as Qualificações de Cambridge avaliam as quatro habilidades linguísticas: leitura, escrita, compreensão auditiva e expressão oral. E o teste completo é realizado na data escolhida pelo candidato ao se inscrever para a prova.

Além disso, as Qualificações de Cambridge podem ser divididas em duas modalidades, o teste de nível e o multinível. Os testes de nível funcionam para a comprovação em um nível específico e englobam níveis que vão do iniciante ao avançado, portanto o candidato precisa atingir uma pontuação adequada para  conquistar o certificado do nível desejado. Já a modalidade multinível mapeia o nível do aluno e fornece um relatório que irá descrever como foi a performance da pessoa em cada habilidade avaliada. 

Para entender qual é a melhor modalidade de avaliação para você no momento, é interessante estudar e praticar o inglês por um tempo antes, assim você terá mais certeza de que a qualificação escolhida irá comprovar o seu nível de proficiência no inglês.

Como definimos os níveis das nossas Qualificações?

Em Cambridge, definimos os níveis de nossas Qualificações usando o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR), um marco internacional de descrição das competências linguísticas. O CEFR descreve, em uma escala de seis níveis, a capacidade de comunicação que os candidatos possuem. Os níveis partem do A (iniciante) e chegam até ao C (fluente). Saiba quais competências cada um deles engloba, de acordo com o Conselho da Europa:

Publicidade

A1 - Iniciante

É capaz de compreender e usar expressões familiares e cotidianas, assim como enunciados muito simples, que visam satisfazer necessidades concretas. Pode apresentar-se e apresentar outros, assim como fazer perguntas e dar respostas sobre aspectos pessoais como, por exemplo, o local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que tem. Pode comunicar de modo simples, se o interlocutor falar lenta e distintamente e se mostrar cooperante.

A2 - Básico

É capaz de compreender frases isoladas e expressões frequentes relacionadas com áreas de prioridade imediata (p. ex.: informações pessoais e familiares simples, compras, meio circundante). É capaz de comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas troca de informações simples sobre temas que são familiares e habituais. Consegue explicar, de maneira simplificada, sua formação, sua história pessoal e pessoas conhecidas e, ainda, comunicar suas necessidades imediatas.

B1 - Intermediário

Publicidade

Entende os principais pontos sobre temas que conhece e domina quando é utilizada uma linguagem padronizada (temas de trabalho, escola e momentos de lazer com os quais a pessoa tem mais contato). Consegue se comunicar na maioria das situações corriqueiras em regiões nas quais o inglês é utilizado. Tem a capacidade de formular um argumento simples e coerente sobre assuntos que domina e são de interesse pessoal. Pode descrever experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições e expor, de maneira breve, sua opinião. 

B2 - Independente

Entende as principais ideias de textos complexos sobre diferentes assuntos e discussões técnicas em áreas de sua especialidade. Consegue se comunicar com espontaneidade com pessoas que têm o inglês como língua nativa, sem causar desentendimentos e confusões. Além disso, consegue manifestar, com detalhes, seu ponto de vista sobre uma grande variedade de temas e explicar as vantagens e desvantagens de diferentes possibilidades.

C1 - Proficiente

Tem a capacidade de compreender textos longos e complexos, entendendo significados expostos de forma implícita. Consegue se expressar de uma maneira espontânea, fluente, flexível (dependendo do ambiente: social, acadêmico ou profissional) e sem precisar pensar muito sobre palavras e expressões. Consegue manifestar opiniões claras e bem estruturadas sobre temas complexos, demonstrando domínio sobre articulação e coesão do discurso.

Publicidade

C2 - Fluente

Sem esforço, entende todos os textos que lê e discursos que ouve. Consegue resumir as informações que capta em diversas fontes, sejam elas orais ou escritas e reconstruir seus argumentos e fatos de forma coerente. Além disso, consegue colocar suas opiniões e falar de uma forma fluente, com exatidão e distinguir variações do significado de expressões, até mesmo nas situações mais complexas.

Como sei qual Qualificação de Cambridge é a ideal para mim?

Primeiramente, você precisa analisar o objetivo que o levou a buscar pela certificação. Por exemplo, se seu objetivo é reforçar seu currículo profissional e não há um requisito por um nível de conhecimento específico, a certificação multinível de Cambridge, Linguaskill, é uma boa escolha, já que trará uma avaliação completa sobre suas habilidades no idioma e irá especificar seu nível de proficiência atual.

Agora, se o objetivo for um intercâmbio acadêmico ou profissional, sugerimos observar qual é o requisito que a organização escolhida pede dos candidatos que estão aplicando para ela. Nesses casos, o ideal é buscar por uma Qualificação de Cambridge baseada em um nível, pois a certificação irá comprovar que você consegue se comunicar adequadamente, de acordo com as tarefas que terá que desempenhar.

Publicidade

Mas, se ainda não tiver um objetivo claro em mente, mas sabe que irá precisar do certificado de proficiência no futuro, temos uma solução gratuita que pode auxiliar a definir qual o seu nível atual. A ferramenta Test Your English, disponível no site de Cambridge, faz um diagnóstico rápido - com perguntas próximas às que são feitas nos exames - e ajuda a guiar sua escolha. 

Como se inscrever para uma Qualificação de Cambridge?

Já sabe como escolher a Qualificação mais adequada para o seu momento e quer realizar sua inscrição? Se quiser prestar um de nossos exames, precisa falar diretamente com um de nossos centros autorizados (instituições de ensino que aplicam os testes). Atualmente, são mais de 2.800 locais em 130 países e, no Brasil, temos pelo menos um centro em cada região.

Para encontrar a instituição que está mais perto de você, temos uma página em nosso site que mostra todos os locais disponíveis no Brasil. Você pode acessar essa página clicando aqui. Depois de escolher aquele que irá atendê-lo, basta entrar em contato e eles irão oferecer todas as informações necessárias. E aí, tudo que você precisa fazer é se preparar para realizar o teste.

Estudando para uma Qualificação de Cambridge

Publicidade

Os exames de Cambridge, ao contrário do que muitos pensam, não são altamente complexos. Mas, assim como em qualquer avaliação, é importante se preparar para realizá-los. Isso significa que você precisa dedicar um tempo exclusivo para os estudos. 

Como já mencionamos anteriormente, não é necessário estar em um curso de inglês para realizar uma qualificação. No entanto, para aqueles que sentem que precisam de um reforço mais completo antes de realizar a prova, há cursos preparatórios específicos e professores que se especializaram no preparo para as nossas qualificações.

Já para aqueles que preferem se preparar sozinhos, fornecemos uma série de materiais gratuitos, com atividades, simulados e, até mesmo, dicas para a hora de fazer o exame. Você pode acessar os materiais completos neste link

Se for estudar sozinho, é fundamental ter em mente que ao longo da prova são avaliadas as quatro habilidades: leitura, escrita, expressão oral e compreensão auditiva. Portanto, monte um plano de estudo que englobe todas essas áreas do conhecimento do idioma.

Expanda os seus horizontes com as nossas certificações!

Por fim, é essencial citar que as Qualificações de Cambridge são aceitas em mais de 25 mil instituições de ensino, empregadores e governos ao redor do mundo. Uma certificação pode abrir portas para oportunidades de crescimento profissional e acadêmico dentro e fora do Brasil.

Além disso, nossos exames são pensados para atender às necessidades reais do dia a dia das pessoas, mas não somente isso. Criamos experiências para tornar o aprendizado de inglês algo mais agradável, eficaz e gratificante, motivando os candidatos que escolhem nossos exames a desenvolver seus conhecimentos e melhorar, passo a passo, suas habilidades. 

Se quiser saber mais sobre as Qualificações de Cambridge, acesse nosso site!

Opinião por Cambridge English
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.