O quanto o Colégio Pentágono favorece esse encontro?
Acreditamos que a intenção planejada promove, inspira e disponibiliza a troca entre os professores. É muito importante termos, nesta data, o coletivo de professores disposto a aprender.
Professores refletiram sobre a sua prática, prepararam o relato, o seu jeito de ser na sala de aula e inscreveram-se.
O que está por trás?
O engrandecer deste profissional, a sua determinação, o estudo e a importância da sala de aula com qualidade.
Quando o professor se apresenta, ele também se reconhece com os outros, compartilha a possibilidade de colaboração para o bom desempenho profissional, algo que todos almejam.
Temos a certeza de que, em todo o processo, o professor aprende, faz o seu melhor...
Trago as palavras do texto Para o professor eu tiro o chapéu, de Cleide Amaral Terzi:
"A reflexão da prática, por certo, deve estar contextualizada em suas referências e concretudes. Esta possibilidade de apropriação - o que aprendi a partir do outro, é o que dá sentido à troca.
O esforço de relatar traz da memória lembranças do processo vivido. Naquele tempo e naquele lugar havia manifestações do grupo-classe, seus momentos de sucessos, fracassos, referidos a um dado contexto escolar.
Quem ouve pode recolher as informações que lhe parecem oportunas e promissoras para seu caso particular."
O que desejamos como Instituição?
"No próximo ano, podem contar com a minha prática." Que esse seja o desejo de cada um de nossos professores.
Patrícia Martins Nogueira Bauer Diretora Pedagógica do Colégio Pentágono