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A urgência da Educação Ambiental em todos os níveis da educação básica

Entre os temas mais urgentes no mundo atual, a conservação e o futuro do meio ambiente chamam cada vez mais atenção, por razões muito mais palpáveis que há alguns anos. Se há 30 anos a extinção de espécies animais e vegetais, o aumento do aquecimento global causada pelo desmatamento e a poluição no ar e nos mares eram tema de discussão entre governos, ONGS e outras entidades, já há mais de 15 que abordá-la na escola tornou-se uma questão de formação de cidadania, ainda que algumas instituições ainda não o façam até hoje.

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Por Instituto Singularidades
Atualização:

Há um consenso entre educadores das mais diversas origens de que quanto mais cedo o tema for abordado em sala de aula, maiores e melhores as chances de formar-se cidadãos conscientes sobre sua responsabilidade quanto ao futuro do mundo em que vivemos.

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Mas foram as Diretrizes Curriculares para a Educação Ambiental de 2012 que estabeleceram que esta área de conhecimento "deveria ser desenvolvida como uma prática integrada e multidisciplinar, não devendo, portanto, ser usada como componente ou disciplina curricular".

Já na BNCC do Ensino Fundamental, a Educação Ambiental surge entre as Competências Gerais: "Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários".

 

A educação ambiental é fundamental na formação do futuro cidadão de hoje e de amanhã. Imagem: Freepik  

 

Assim, é inquestionável que a Educação Ambiental -- seja em disciplinas da área das ciências da natureza ou humanas -- deva fazer parte do currículo escolar desde o ensino infantil, tendo como ponto de partida diferentes perspectivas e momentos do desenvolvimento dos estudantes e das estudantes.

 

 

Na Educação Infantil

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É na infância, quando o desenvolvimento cognitivo dá grandes saltos, que a criança está aberta para internalizar valores, princípios e conceitos. A professora e o professor que atuam nesta etapa podem utilizar esta oportunidade para mostrar aos pequenos a proximidade da relação entre seres humanos e natureza.

A compreensão desta conexão colaborará, mais adiante, para a formação de um indivíduo mais ético e consciente de fazer parte de uma comunidade interdependente, que é o planeta em que vivemos.

Outro aspecto que pode ser trabalhado com as crianças é introduzir a percepção do impacto que a ação das pessoas provoca na natureza. Um exemplo é mostrar, por meio de experimentos e projetos, o tempo que cada material (papel, alumínio, material orgânico como cascas de frutas, plástico etc) leva para se decompor na natureza, ou como eles podem ser reaproveitados ou processados, trazendo o conceito da reciclagem e da economia de recursos naturais.

Encampar estes conceitos nas práticas da educação infantil ajuda a desenvolver uma consciência de como seus atos e escolhas individuais podem estar relacionados ao coletivo, ajudando a formar nos alunos e alunas um olhar mais crítico e atento, além da sensação de pertencimento a uma comunidade que vai além da família e da escola: o mundo.

 

 

Ensino Fundamental

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Durante este período, professoras e professoras podem usar atividades para conscientizar as e os estudantes dos problemas e potencialidades ambientais da atualidade, estimulando-os ao debate, às propostas e as trocas entre colegas e professor.

Nos anos finais, desenvolver projetos mais complexos -- como propostas para reduzir o consumo de plástico em todas as instâncias de suas vidas cotidianas, por exemplo -- podem ser boas formas de estimular os estudantes a terem uma visão mais prática do que já foi aprendido até esse momento.

 

 

Ensino Médio

Temas mais ligados a atualidades, como o desmatamento recorde da Amazônia, a relação entre o aumento da temperatura no mundo e um maior número de enchentes e alagamentos em diversos pontos do globo, além da importância da preservação de conhecimentos ancestrais guardados pelas comunidades nativas podem ser debatidos, além de poderem ser trabalhados em diferentes projetos e contextos pedagógicos.

É muito importante que nesta fase os estudantes tenham compreensão da dimensão dos impactos que as questões ambientais têm, sejam eles sociais, econômicos, científicos ou políticos.

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Além disso, vale lembrar que em todas as fases da educação, a professora e o professor podem trabalhar temas relacionados à cidade ou comunidade na qual está localizada a escola, reforçando a questão do território do aluno e seu pertencimento a ele.

 

Para saber mais: http://institutosingularidades.edu.br/novoportal/
Entre em contato: singularidades@singularidades.com.br

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